09/07/2021

12 de Julho: dia de celebrar a criação dos Conselhos de Enfermagem

Nesta data, os Corens estarão fechados, mas manterão os serviços online.

Nesta segunda-feira (12), não haverá atendimento na sede e subseções do Coren-MT. Nesta data, celebramos o Dia dos Conselhos Regionais instituído pela Resolução nº 227/2000, do Conselho Federal de Enfermagem. Apenas os serviços on-line serão mantidos. As atividades presenciais, com agendamento, retornam na terça-feira (13), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

História

Foi exatamente no dia 12 de julho de 1973, através da Lei 5.905/73, publicada no Diário Oficial da União (DOU), que o Governo Federal criou os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, autarquias disciplinadoras do exercício da profissão de enfermeiro, técnicos e auxiliares de enfermagem. Até 73, os Conselhos de Medicina é que regulamentavam a prática profissional da enfermagem.

Com a Lei, o Sistema Cofen-Conselhos Regionais de Enfermagem ficou responsável por dar legitimidade e autonomia aos cursos de graduação e pós-graduação em enfermagem e aos profissionalizantes que forma técnicos de enfermagem e auxiliares. Além de o exercício da profissão.

Nossa categoria corresponde a 63% a força profissional do setor saúde e é a segunda maior categoria de trabalhadores do país. Em Mato Grosso, existem cerca de 32 mil profissionais na ativa inscritos no Coren.

Para garantir assistência de enfermagem de qualidade, livre de imperícia, negligência e imprudência contra os usuários dos sistemas de saúde, o Conselho dispõe de uma equipe formada por enfermeiros de carreira responsáveis pela Fiscalização do Exercício Profissional, além de assessoria jurídica para instrução de Processos Éticos com vistas ao ajuste da conduta daqueles que infringem o Código de Ética Profissional (Resolução Cofen nº 564/2017)

Temos, ainda, a Ouvidoria, departamento responsável por atender aos reclames dos profissionais e de toda sociedade a respeito de questões relacionadas ao exercício da enfermagem.

Corroborando para o cumprimento de todas as missões legais do Sistema Cofen-Conselhos Regionais de Enfermagem e pela implementação de boas práticas de saúde e de Enfermagem, a cada três anos a autarquia é conduzida por um Plenário constituído de 13 enfermeiros e oito auxiliares e técnicos, eleitos pelo voto direto.

Parabéns, Enfermagem brasileira. Parabéns enfermagem mato-grossense. (Com Coren-RJ)

Robson Fraga – Ascom

 




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen