12/05/2022

Abertura da Semana de Enfermagem do Coren-MT lembra lutas e conquistas

A 9ª Semana de Enfermagem continua nesta terça-feira (12)

Ana Carolina Haddad (Coren-MT), Lígia Arfeli (presidente Coren-MT) e Débora Campos (Aben-MT)

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) realizou na noite de quarta-feira (11) a abertura da 9ª Semana de Enfermagem, com a participação da professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luana Miranda Ribeiro. O início do evento lembrou as lutas históricas da categoria e também as conquistas recentes, como a aprovação do piso nacional da enfermagem na Câmara dos Deputados.

Presidente do Coren-MT, a enfermeira Lígia Arfeli falou sobre a honra de representar a categoria e também sobre a importância do evento. “Essa Semana será um momento de reflexão em torno dos avanços e conquistas profissionais, com o objetivo de motivar e estimular cada profissional a se empoderar e reconhecer a sua importância no processo de cuidar do corpo humano”.

Além de Lígia, fizeram parte da mesa de abertura a secretária-geral do Coren-MT, Ana Carolina Hadad, e a representante da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Débora Campos.

“É muito importante promovermos e participarmos de eventos dessa natureza, que nos levam a questionar sobre os avanços da enfermagem, da política de ser enfermeiro e do cenário que atuamos”, enfatizou a representante da Aben em Mato Grosso.

A palestra magna foi conduzida pela professora Luana Ribeiro, doutora de em enfermagem pela UFG. Em sua palestra, Luana teve a mediação da fiscal do Coren-MT, Patrícia Costa, e lembrou desde o começo da profissão e contribuição de Florence Nightigale para a enfermagem moderna. A partir do contexto histórico, ela reforçou a necessidade de se pensar sobre a enfermagem do futuro e onde se quer chegar.

“Temos que pensar sobre o que queremos ser enquanto profissionais da enfermagem. Temos que estar preparados para trabalhar questões diplomáticas, humanitárias e políticas. Pois uma profissão com enorme contingente tem em suas mãos o poder de transformar para melhor a saúde do Brasil”.

A 9ª Semana de Enfermagem continua nesta terça-feira (12), com o curso “Atribuições e competências das Comissões de Ética das Instituições de Saúde, das 14h às 18h, e às 19h30 será realizada a mesa redonda “Relação da competência legal e técnica do enfermeiro: Desafios comuns para o processo de formação e de regulação profissional”. Confira a programação completa AQUI e faça a sua inscrição para participar do evento AQUI.

Fonte: Ascom – Coren-MT




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen
Open chat
Setor Financeiro