19/09/2019

Abrasco realiza congresso que promove o fortalecimento do SUS

“Igualdade nas diferenças – enfrentamentos na construção compartilhada do bem-viver e o SUS é tema do encontro

De 26 a 30 de setembro, o campus central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá o 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde – 8º CBCSHS. Cerca de 1.500 pessoas, entre docentes, estudantes, pesquisadores, gestores e ativistas, estarão reunidos em João Pessoa para apresentar o melhor da produção científica do pensamento social em saúde e debater formas de promover e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Igualdade nas diferenças – enfrentamentos na construção compartilhada do bem-viver e o SUS”, o 8º CBCSHS é fruto de um processo de construção coletiva ao longo dos dois últimos anos que buscou ampliar o debate acadêmico para além dos muros das universidades.

Outra novidade foi o processo de construção dos Grupos Temáticos, responsáveis pela seleção dos trabalhos e organização das sessões de comunicação do Congresso. Mais de 100 indicações foram enviadas e a Comissão Científica tentou ao máximo costurar propostas e estimular convergências. Ao final serão 36 GTs, todos inter-regionais, ou seja, pelo menos uma das pessoas que os coordenam encontra-se em diferentes instituições e regiões daquela do/a outro/a coordenador/a.

“Essa aposta na diversidade é uma resposta da Comissão Científica ao fenômeno que favorece a concentração de recursos em poucas regiões do país, aprofundando as desigualdades que o marcam” ressalta o presidente do 8º CBCSHS.

Essa diversidade estará expressa também na programação científica. Ao todo serão dois debates emergentes, 38 mesas-redondas, 22 oficinas e dez cursos, além de lançamentos editoriais e reuniões. Entre os temas, destacam-se questões como Violência Obstétrica; Antropologia da Saúde; Necropoder; Saúde nas Prisões; Educação Popular; Saúde da População LGBTI+; Fakenews; Saúde Indígena; Ativismos Digitais; Saúde de populações em situação de vulnerabilidade, entre outros.

Juntamente com a expressão da produção científica, o 8º CBCSHS será também palco das celebrações do aniversário de 40 anos da Abrasco. Para marcar esse momento, Ligia Vieira, pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), proferirá a palestra “O Campo da Saúde Coletiva”, que terá como comentarista Tatiana Wargas, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). O intuito é promover uma reflexão sobre os caminhos do pensamento social em saúde, bem como os próprios rumos da Abrasco.

O Congresso terá também sua dimensão política, com a realização do Ato Público em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, marcado para 28 de setembro na Praça da Paz; e sua dimensão cultural, com uma noite de forró comandada pelo grupo “Os Fulano”, logo após a celebração do aniversário da Abrasco, além de outras atividades.

Saiba mais sobre o 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde no site da Abrasco e no site do evento.

Fonte: Abrasco




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117