- Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso - http://mt.corens.portalcofen.gov.br -

Afastamentos de profissionais da Enfermagem com Covid-19 cresce em janeiro

Com o aumento significativo no número de novos casos de Covid-19 em Mato Grosso, cresceu o quantitativo de profissionais da enfermagem afastados por conta da doença. O tema foi destaque na imprensa nacional e regional, que destacou também o desgaste físico e emocional das equipes de enfermagem diante do novo pico de contaminação. Segundo o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), Antônio César Ribeiro, passam dos 300 o número de profissionais afastados em todo o estado. 

[1]

Presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro, durante entrevista remota para o MT2. | Foto: Reprodução/TV Centro América

Em entrevista ao MT2, programa jornalístico da TV Centro América, o presidente reforçou que o número de profissionais afastados pode ser ainda maior. “O que nós recebemos nessa última semana foi uma quantidade expressiva de afastamentos reais, o que vem comprometendo a continuidade da assistência. A gente acredita que exista ainda uma subnotificação no número de afastamentos”, afirmou. 

Ainda segundo César, o Coren-MT iniciou um diálogo com os Responsáveis Técnicos (RTs) das unidades de saúde para que os casos possam ser reportados. “O Coren além retomar as fiscalizações voltadas para esses ambientes, também estamos entrando em contato com os RTs para lembrar a importância deles reportarem ao Conselho os casos de afastamento”, completou. 

Casos pelo estado 

Durante uma reportagem no programa MT2, a Secretaria de Saúde de Cuiabá informou que apenas na capital foram registrados mais de 320 afastamentos entre toda a equipe que atua nas unidades de saúde (médicos, profissionais da enfermagem, agentes administrativos e outros). Já em Várzea Grande o número atingiu a marca de 227 servidores da saúde afastados por conta da doença. 

Clique aqui e assista a reportagem completa. [2]

 

Fonte: Ascom / Coren-MT (com informações de G1 Mato Grosso)