Após reunião com Coren-MT, deputado Neri Geller garante apoio ao PL do Piso Salarial
Na manhã da última segunda-feira (7) a diretoria do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) se encontrou com o deputado federal Neri Geller (PP) para dialogar sobre o PL 2564/2020, que estabelece o Piso Salarial Nacional da Enfermagem. O encontro aconteceu no gabinete oficial do parlamentar em Cuiabá, onde foram debatidos os principais pontos do projeto. Após a conversa, o deputado confirmou o apoio e garantiu que vai colaborar com as articulações para que o PL seja pautado na Câmara dos Deputados.
Durante a reunião o presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro, apresentou ao parlamentar todos os pontos que tornam o PL 2564/2020 uma pauta importante para os profissionais da Enfermagem. “Dialogamos de forma franca e direta sobre a relevância do projeto que cria o Piso Salarial da nossa categoria. Foi um momento de manifestar também que o apoio público do deputado pode colaborar com a aprovação do PL”, afirmou.
Após a reunião, Geller publicou em suas redes sociais um vídeo afirmando que vai colaborar com as tratativas relacionadas à aprovação do PL. “Recebi o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso e estamos alinhados no projeto 2564, que cria o piso salarial. Seguimos alinhados com esse projeto”, disse o parlamentar nas redes sociais.
Participaram do encontro o presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro, a conselheira do Coren-MT, Lígia Arfeli, o vereador de Várzea Grande, Enfermeiro Emerson (PP), e o deputado estadual Paulo Araujo (PP).
Impacto financeiro do PL
No dia 22 de fevereiro, o Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados, criado para avaliar o impacto financeiro do PL 2564/2020, apresentou o documento final estabelecendo o impacto financeiro do projeto. De acordo com o documento feito pelo deputado Federal (e relator) Alexandre Padilha (PT-SP), o impacto anual do piso ficará na casa de R$16,3 bilhões, somados os valores do setor público, privado e filantrópico. O número é 61% menor do que o previsto pelo Ministério da Saúde, calculado em R$ 42 bilhões.
De acordo com Padilha, a diferença no valor final ocorreu por conta do número de profissionais considerados na soma, que foi de aproximadamente 1,1 milhão, dado da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2020. O número é menor do que os mais de 2 milhões de registros profissionais na entidade da classe.
O PL já está em fase final e aguarda ser pautado pelo presidente Arthur Lira (PP-AL)..
Fonte: Coren-MT (com informações do Cofen)
Veja Mais
- 06/07/2022 10:29
PEC 11/22 do piso da Enfermagem deve ser votada nesta quinta na comissão especial - 05/07/2022 09:14
Albert Einstein realiza Simpósio Internacional de Pacientes Graves - 01/07/2022 15:08
12º SEMAD mostrou força dos Conselhos de Enfermagem na gestão pública - 29/06/2022 14:23
Pesquisa revela práticas da Enfermagem na Atenção Primária - 29/06/2022 14:19
Coren realiza Semana da Conciliação de 4 a 8 de julho