CADASTRO – CONSULTÓRIOS/CLÍNICAS DE ENFERMAGEM

Consultórios/Clínicas de Enfermagem

Orientações gerais

Conforme disposto na Resolução Cofen nº. 568/2018 os Consultórios e Clínicas de Enfermagem ficam obrigados a providenciar e manter registro no Conselho Regional de Enfermagem que tenha jurisdição sobre a região de seu respectivo funcionamento.

É assegurado ao Enfermeiro, quando da atuação em Consultórios e Clínicas de Enfermagem, a realização de atividades e competências regulamentadas pela Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, pelo Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987, e pelas Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem.

Adotam-se as seguintes definições:

  1. a) Clínica de Enfermagem – estabelecimento constituído por consultórios e ambientes destinados ao atendimento de enfermagem individual, coletivo e/ou domiciliar.
    – Deve contar com Enfermeiro Responsável Técnico (ERT), devidamente inscrito no Conselho Regional de Enfermagem da jurisdição, onde ocorre o exercício, bem como com a emissão da Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT), em atendimento ao que preconiza a Resolução Cofen nº 509/2016;

– Devem proceder Registro de Empresa junto ao Coren, conforme disposto na Reslução Cofen n. 255/2001;

– São isentas do pagamento de taxa de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e taxa de emissão de Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT).

  1. b) Consultório de Enfermagem – área física onde se realiza a consulta de enfermagem e outras atividades privativas do enfermeiro, para atendimento exclusivo da própria clientela.
    – Não há necessidade da respectiva Certidão de Responsabilidade Técnica.
    – O registro de Consultório de Enfermagem é isento do pagamento de anuidades e emolumentos, e obriga o enfermeiro a estar quite com sua situação financeira e cadastral.

 

Para registro de consultório de Enfermagem:

Apresentar o requerimento preenchido acompanhado dos seguintes documentos:

  1. Comprovante de situação financeira perante o Coren;
  2. Cópia de comprovante de residência;
  3. Cópia do Alvará de funcionamento.

O enfermeiro que deixar de exercer a atividade no consultório registrado no Conselho Regional deverá solicitar o imediato cancelamento do registro de consultório, isento de cobrança, visando resguardar a sua integridade profissional.

 



  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117

CLIQUE AQUI