11/04/2019

Campanha de vacinação contra gripe começa no Brasil

Começou nesta quarta-feira (10)

Começou nesta quarta-feira (10) a campanha de vacinação contra a gripe. Este ano, a doença já matou mais de 50 pessoas.

Até o dia 18 de abril serão vacinadas grávidas e crianças de 6 meses a menos de 6 anos. Esses grupos ficaram abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em 2018. Um problema que pode ter sido causado pelas notícias falsas que foram espalhadas sobre os efeitos da vacina.

“É um momento dos cidadãos de bem, é um movimento da sociedade, para que a gente possa vacinar e recuperar o nível de vacinação que nós já tivemos”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Embora muitas vezes não pareça, a gripe é uma doença que pode se tornar grave e que já matou 55 pessoas só em 2019 no Brasil. Por isso que é tão importante se vacinar.

O estado do Amazonas registra o maior número de casos e de mortes. A vacinação por lá começou no dia 20 de março.

A vacina protege contra três tipos de vírus que circulam no Brasil: H3N2, H1N1 e influenza B. A partir do dia 22 de abril, também podem receber as doses de graça: idosos, mulheres com recém-nascidos de até 45 dias, índios, presidiários, trabalhadores da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas.

A campanha só termina no dia 31 de maio. A expectativa é imunizar mais de 58 milhões de pessoas em todo país.

Alice Fernandes Noleto, de 5 anos, que mora em Palmas, no Tocantins, já garantiu sua dose de saúde: “Só uma picada. É rapidinho. O importante é se divertir”.




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117