04/11/2019

CBCENF terá simulado de acidentes com múltiplas vítimas

Simulação na tríplice fronteira será uma das maiores já realizadas no Brasil

Integrantes da Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen participaram, nesta quinta-feira (29/10), no auditório da Guarda Civil Municipal de Foz do Iguaçu, de reunião com as Forças Municipais, Estaduais, Federais e da Tríplice Fronteira, e instituições de ensino, para discutir a Simulação de Incidente com Múltiplas Vítimas que será realizada durante o 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF, na cidade. O secretário municipal de Saúde, Nilton Bobato, abriu o encontro, destacando a importância da simulação, que acontecerá na terça-feira, 12 de novembro, em frente ao Rafain Convention Center, que recebe o 22º CBCENF.

À tarde, foram realizados exercícios pré-simulado envolvendo PRF, PMPR, GCM, Defesa Civil, Recate Puerto Iguazu, Samu Foz do Iguaçu, Samu Cascavel, Corpo de Bombeiros, Siat, Itaipu, Eco Cararatas, Marinha, Aeronáutica, Exército, Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria das Relações Internacionais, Coren-PR e Cofen.

“Este será um dos maiores simulados já realizados no Brasil, pois envolvem forças nacionais e internacionais do Paraguai e Argentina, pelas característica geográfica, política e econômica únicas no país”, afirma o enfermeiro Sergio Martuchi, que representou o Cofen na reunião, juntamente com Eduardo Fernando de Souza. “Ao público do evento podemos garantir uma grande atividade teórica e prática acerca da complexidade do atendimento aos Incidentes com Múltiplas”, avalia Eduardo Fernando.

O atendimento emergencial é vital para que haja sucesso no tratamento das vítimas de acidentes. Ao conhecer e seguir os protocolos corretamente, a chance de recuperação aumenta exponencialmente e é decisiva para o paciente. Esse atendimento é uma ação multiprofissional e reúne esforços de bombeiros, médicos, enfermeiros e socorristas.

Fonte: Ascom Cofen




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117