13/01/2020

Cofen apoia campanha Janeiro Branco sobre saúde mental

Criadas por psicólogos e psiquiatras, a campanha existe desde 2014 e não possui fins lucrativos

A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se manifesta sobre a campanha Janeiro Branco, a qual visa a conscientização das pessoas sobre a necessidade de refletir a saúde mental.

Além de levar as pessoas a pensarem a respeito do tema, o Janeiro Branco é uma campanha dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e das instituições, promovendo a Saúde por meio de debates e reflexões.

Criada em 2014 por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e demais cidadãos, a campanha é totalmente gratuita e sem fins lucrativos. A valorização de políticas públicas em nome da Saúde Mental e a valorização da Saúde Mental no SUS e nas redes públicas e privadas de saúde são uns dos princípios do Janeiro Branco.

A campanha também é democrática, descentralizada, social, solidária, voluntária, inclusiva, humanista, multidisciplinar, colaborativa e caracterizada pela pluralidade e diversidade de temas ligados aos universos da Saúde Mental e Emocional dos seres humanos e suas instituições.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é o gatilho para problemas mentais em escala mundial. Dados recentes pontuam que há, em média, 450 milhões de pessoas com doenças mentais e comportamentais.

Para a Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Cofen, o objetivo do Janeiro Branco é sensibilizar a sociedade quanto à necessidade da assistência precoce para a saúde mental.

A Comissão convida os profissionais a participarem da campanha Janeiro Branco 2020. A divulgação da campanha é importante para que mais pessoas tenham acesso. Lembre-se de usar as hashtag #JaneiroBranco2020 para que possamos medir os resultados.

Leia na íntegra texto da Comissão Nacional de Saúde Mental do Cofen.

Fonte: Ascom – Cofen




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117