23/05/2013

Começa HOJE (23) Semana de Enfermagem em Barra do Garças

A última parada da 1ª Semana Descentralizada de Enfermagem de Mato Grosso, promovida pelo Coren/MT, é Barra do Garças.

Programacao-Barra

A última parada da 1ª Semana Descentralizada de Enfermagem de Mato Grosso, promovida pelo Coren/MT, é Barra do Garças. O ciclo de palestras voltado para profissionais e estudantes de enfermagem é gratuito e ocorre hoje (23) e amanhã (24), a partir das 18h30.

Em Barra do Garças, este evento também representará a 2ª Semana de Enfermagem do município. Isso porque, em 2012, foram as entidades da Enfermagem de Barra do Garças que convidaram o Coren para elaborarem um evento para a categoria, em comemoração à Semana de Enfermagem.

A parceria deu tão certo que o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso decidiu elaborar este mesmo evento (ciclo de palestras, por meio de parceria com entidades locais) em todos os municípios em que há atendimento do Coren (além de Barra do Garças, em Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop).

Para a realização da 1ª Semana Descentralizada de Enfermagem de Mato Grosso em Barra do Garças foi firmada parceria entre o Coren/MT, o Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos de Saúde de Barra do Garças e Região (Sintesbre), a Universidade Federal de Mato Grosso campus Araguaia (UFMT), as Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar), o Senac, a Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica de Barra do Garças (Secitec) e o Centro de Formação Profissional Irmã Dulce (Cefid). O evento tem apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e de empresas locais.

Após a abertura solene, nesta noite, serão ministradas duas palestras. A primeira sobre “Enfermagem politicamente organizada”, com a enfermeira e professora da Unemat de Cáceres, Valquíria Mira Landim, ex-conselheira do Coren/MT. Debater o envolvimento político da enfermagem é de essencial importância, tendo em vista que é a organização política da classe que permitirá avanços para a profissão.

Na sequência, haverá a palestra com o professor Mestre Elias Marcelino da Rocha sobre “Saúde do Homem – perspectivas e o desafio da Enfermagem”.

O ciclo de palestras recomeça amanhã (24), também às 18h30, no mesmo local, e contará com dois temas: o primeiro sobre “A Enfermagem e a Relação com a Família e a Pessoa com Transtorno Mental”, com a enfermeira Cláudia Sanches Lacerda; e o segundo acerca dos “Aspectos Legais e Práticos sobre o Relatório de Enfermagem”, com a enfermeira especialista e professora da UFMT, Alisséia Guimarães Lemes.

Em ambas as noites, serão sorteados brindes, doados por diversos parceiros locais.

Durante os dois dias de evento, haverá atendimentos básicos em Enfermagem, oferecidos gratuitamente à população pelas instituições de ensino parceiras. Os estudantes atenderão no Anfiteatro Fernando Peres de Farias, das 13h às 17h, sempre acompanhados de seus professores.

A 1ª Semana Descentralizada de Enfermagem de Mato Grosso foi organizada pelo Conselho Regional de Enfermagem, a fim de marcar a Semana de Enfermagem, comemorada entre os dias 12 de maio (Dia Mundial do Enfermeiro) e 20 de maio (Dia Nacional do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem).

O ciclo de palestras descentralizadas do Coren/MT já realizou este evento no mesmo formato em Sinop (dias 08 e 09 de maio), Rondonópolis (13 e 14), Cuiabá (14 e 15), Tangará da Serra (15 e 16) e Cáceres (20 e 21).

O tema geral do evento é “Discutindo a Enfermagem em suas diversas dimensões”, e em cada município estão sendo oferecidos sub-temas nas áreas de maior demanda local. Em Barra do Garças, o tema local é “A Saúde sob a visão da Enfermagem”.

O evento em Barra teve superlotação de interessados: 380 estudantes e profissionais de enfermagem se inscreveram antecipadamente. Por esse motivo, as inscrições prévias foram encerradas e não haverá novas inscrições no local, apenas credenciamento dos inscritos, às 18h30.

Informações sobre o evento em Barra do Garças, pelo telefone (66) 3401-6030.


Fonte: Coren/MT



  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen
Open chat
Setor Financeiro