06/12/2019

Comissão de Ética do HUJM é empossada

Unidade foi pioneira na instauração da CEE

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) deu posse a mais uma  Comissão de Ética de Enfermagem, desta vez no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), em Cuiabá.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro, e da diretoria do conselho.  Esta foi considerada por todos como uma ocasião de grande satisfação, pois marcou a reativação da comissão, que foi pioneira no Estado.

“A Comissão de Ética não assume o papel de julgar processos éticos, mas, no mínimo, implanta uma política de educação permanente e de orientação, de preparação deste trabalhador para uma postura mais ética”, disse o presidente do Coren-MT.

Ele assinalou a importância das comissões no combate às infrações éticas e sua relevância no contexto de um hospital escola como o HUJM. “É aqui que se multiplica o patrimônio cultura e intelectual da enfermagem no Estado. O que se faz aqui, estabelece uma cultura de ser enfermagem  e é preciso embutir nisso o sentido ético”.

Para a enfermeira Cyndielle Barcelos da Rocha, presidente da comissão, o objetivo é fortalecer a enfermagem. “A CEE visa garantir que direitos e deveres sejam respeitados e tratar de forma ética as questões que envolvem a equipe de enfermagem. Ela é muito importante, pois respalda o profissional, atuando como os olhos da legislação do próprio Coren e do Cofen dentro da unidade”, disse ela.

“Estávamos ansiosos pela posse desta comissão.  Ela é um apoio que precisamos na condução da nossa gestão e será de muita importância para uma assistência de mais qualidade e segurança para nossos pacientes”, comentou a chefe da Divisão de Enfermagem do HUJM, enfermeira Loidjane Trajano.

“Fomos os pioneiros em trabalhar com a ética no serviço profissional de enfermagem.  Esta comissão é importante não somente para validar as ações do exercício profissional da enfermagem, mas para que as condutas sejam focadas na ética e na qualidade assistencial”, comentou o Gerente de Atenção à Saúde do HUJM, Cassiano Moraes Falleiros.

Representando a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a professora e enfermeira Michele Kim de Oliveira Rosa elogiou a iniciativa. “A academia estará sempre ao lado de ações que valorizem os profissionais e incentivem a ética. Gostaria de parabenizar o hospital pelo empenho em dar continuidade a esta comissão”.

Segundo Antônio César Ribeiro, o Coren-MT tem investido numa política de fiscalização de caráter educativo, voltada à prevenção, e a Comissão de Ética de Enfermagem contribui para isso, sendo elo entre o conselho e a unidade de saúde.

“Nosso objeto de trabalho é especial. Nossa prática, pela sua própria natureza, deve ter o sentido ético em evidência, sempre. Reabrir a comissão de ética do hospital universitário é uma satisfação muito grande”, disse.

Também estiveram presentes à cerimônia a conselheira secretária do Coren-MT, Lígia Arfeli, o conselheiro tesoureiro, Rodrigo Machado, e a coordenadora do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Coren-MT, (DGEP), Flaviana Pinheiro.

Confira os nomes dos integrantes da Comissão

Cyndielle Barcelos da Rocha

Isabel Cristina Malheiros

Valéria Mariano

Sueli Gonçalves

Luciene Tragueta




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117