08/06/2018

Conarenf participa de reunião no Ministério da Saúde

  A Comissão Nacional de Residência em Enfermagem (Conarenf) participou,

 

A Comissão Nacional de Residência em Enfermagem (Conarenf) participou, nesta quinta-feira (7), no Ministério da Saúde de reunião do Grupo de Trabalho de Enfermagem do Fórum Permanente MERCOSUL para o Trabalho em Saúde. O fórum é uma instância que busca o diálogo permanente e a cooperação entre gestores e trabalhadores da saúde para atingir um consenso sobre a posição do Brasil no MERCOSUL.

O GT-Enfermagem/MERCOSUL foi criado para subsidiar a compatibilização de especialidades entre países membros do MERCOSUL a fim de garantir o exercício profissional nas especialidades correlatas em cada país.

A enfermeira Irene Ferreira é representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) neste GT e solicitou apoio da Conarenf nas demandas específicas relacionadas às residências de Enfermagem. Portanto, os membros da Conarenf analisaram a solicitação e apresentaram uma proposta ao GT para garantir a viabilidade das necessidades encaminhadas.

O desdobramento desse trabalho será a composição de três novos grupos de trabalhos com participação de representantes do Cofen e da ABEn – Associação Brasileira de Enfermagem, que elaborarão diretrizes curriculares mínimas para especialidades de enfermagem em programas de residência brasileiros que são comuns nos países membros do Mercosul.

A participação da Conarenf neste GT é configurado como uma atividade de assessoria para os assuntos relacionados à formação na modalidade residência, atribuição estabelecida na Decisão Cofen 221/2015.

Participação na 20ª Assembleia Ordinária de Presidentes – Ainda nesta semana, a Conarenf participou da 20ª Assembleia Ordinária dos Presidentes dos Conselhos Regionais, que aconteceu na sede do Cofen, em Brasília.

A oportunidade foi importante para que os novos presidentes dos regionais pudessem conhecer a existência de uma comissão que trata de questões relativas à formação de enfermeiros na modalidade de residência em saúde no âmbito do Cofen. O presidente da comissão, Ronaldo Beserra, apresentou a equipe de enfermeiros membros, destacando sua importância.

Manoel Carlos, presidente do Cofen, fez um resgate histórico das atividades do grupo desde 2001, quando ainda não havia regulamentação governamental para os programas de residência no Brasil: “O Cofen acertou ao criar uma resolução para fortalecer e apoiar os programas de residência em enfermagem”, afirmou.

Os membros da Conarenf enfatizaram a necessidade de aproximação da comissão com os Conselhos Regionais e os departamentos de fiscalização, a fim de disseminar a compreensão de que o enfermeiro residente, apesar de vinculado a um programa de formação, é um profissional regularmente inscrito.

Fonte: Ascom – Cofen




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117