03/07/2019

Conatenf realiza ação em Mato Grosso

Membros da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem

Membros da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Cofen (Conatenf) estão percorrendo algumas cidades de Mato Grosso em palestras voltadas a alunos e professores de enfermagem de nível médio.

As funções e competências dos conselhos e a ética profissional estão entre os temas que fazem parte do projeto “Conatenf em ação”. Participam os membros da Conatenf, Emerson Pacheco e Jefferson Caproni, que nesta terça (2), estiveram na sede da escola de nível médio Cetem, em Cuiabá.

Pacheco lembrou que a enfermagem representa 70% da força de trabalho da saúde, sendo mais de dois milhões de profissionais no país, categoria penalizada pelas más condições de trabalho.

” Os problemas que vemos em Mato Grosso, vamos ver em São Paulo, no Rio. Eles sacrificam quem fica na ponta, o profissional de enfermagem. Um dos nossos objetivos é levar as discussões sobre esta realidade para os futuros técnicos”, disse ele.

“Trabalhamos com o profissional e com o formando, que já está indo para a iniciativa hospitalar para falar sobre ética, legislação, sucateamento do SUS e outros temas referentes à saúde no país. Lidamos com profissionais, mas temos a preocupação com o serviço à população”, disse Caproni.

A aluna Kasciany Almeida, de 17 anos, aprovou a iniciativa. “A gente tem conhecimentos básicos sobre as competências do Coren-MT e do Cofen. Atividades como estas nos tiram do senso comum, acrescentam muito”.

“A profissão cresceu muito e tudo o que tenho devo a ela. Vale a pena quando se faz o que se gosta. Por mais cansativo que seja o seu plantão, vale a pena insistir para que aquela vida que está sob seus cuidados possa brilhar”, comentou o enfermeiro Luiz de Almeida, professor da instituição.

Nesta quarta (3), o Conatenf em ação segue para Rondonópolis, onde realiza palestra com os membros da comissão e o coordenador do Programa Nacional da Qualidade do Cofen, Cláudio Porto, para alunos da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis.

“Com essa ação, queremos abordar temas atuais sobre a profissão, contribuindo para a formação profissional”, explicou o conselheiro do Coren-MT, Rodrigo Machado.

 




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117