16/09/2021

Conselheiros são diplomados em cerimônia especial realizada nesta quarta-feira (15) em Cuiabá

Ato contou com a participação do representante do Cofen Dr. Gilney Guerra de Medeiros e de outras representações estaduais

Na noite desta quarta-feira (15) o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) diplomou os 17 conselheiros que compõem a gestão 2021-2023 do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT). A solenidade aconteceu no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, e contou com a participação do Dr. Gilney Guerra de Medeiros, representante da presidente do Cofen, Dra. Betânia Maria dos Santos. A diplomação só foi realizada em 2021 por conta das medidas de controle da pandemia da Covid-19 que impossibilitaram o ato em 2020. 

Durante o evento, o representante do Cofen relembrou a importância do trabalho dos profissionais da enfermagem para a saúde brasileira. “A nossa profissão é digna de orgulho, é uma profissão que realmente merece ser valorizada, não só pelo que está fazendo agora durante a pandemia, mas pelo o que tem feito em todos esses anos à frente do Sistema Único de Saúde”, disse Gilney. 

Ainda durante sua fala, o representante comentou sobre o sentimento de orgulho em ver os colegas conselheiros recebendo seus diplomas após mais de um ano já trabalhando em prol dos profissionais mato-grossenses. “Nessa noite de festa, em que a gente diplomou nossos colegas, gostaria de dizer que a enfermagem brasileira tem orgulho de cada um desses conselheiros que estão à frente desse Conselho e que farão até o último dia de seus mandatos o melhor para a enfermagem mato-grossense”, finalizou. 

O presidente do Coren-MT, Dr. Antônio César Ribeiro, também falou durante o evento e enfatizou sua alegria em poder assumir a liderança da organização. “Essa é a profissão que abracei, que escolhi e que me define hoje como pessoal, como cidadão e me orgulha muito poder estar hoje cumprindo esse papel regulador. Regular no sentido de proteger o território dessa profissão, promover as boas práticas na Enfermagem e regular no sentido de proteger a sociedade”, afirmou. 

Durante seu discurso o gestor destacou o quão expressiva é a área da Enfermagem em território brasileiro, sendo a segunda categoria com maior número de profissionais no país. Segundo dados do Cofen, no Brasil já são mais de dois milhões de profissionais, sendo que pouco mais de 33 mil atuam em Mato Grosso. 

“Essa profissão tem uma identidade brasileira, ela se define no Brasil de forma muito particular, ainda que ela seja uma profissão da humanidade. Temos uma forma de organização e construção bem particular. Com isso, me sinto muito orgulhoso não só por ser enfermeiro, mas também por ser professor e sobretudo me dedicar ao cuidar dessa profissão a partir desse lugar que nos foi delegado pelo voto e pela legitimidade dessa função”, pontuou Antônio César. 

No encerramento da cerimônia de diplomação, o presidente definiu ainda qual o principal objetivo dos conselheiros que integram o Coren-MT. “Nosso papel é cuidar da Enfermagem mato-grossense, cuidar no sentido de crescer, de tornar grande o que já é grande por natureza, que é a prática do cuidado técnico e especializado demandado por uma sociedade que acredita em nós”, concluiu. 

É válido ressaltar que toda a cerimônia ocorreu respeitando todas as medidas de biossegurança, com um número limitado de participantes, disponibilização de álcool gel e uso de máscara. 

 

Fonte: Ascom Corem-MT




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen