12/06/2019

Conselho contesta salários previstos para seletivo da Prefeitura

Coren-MT enviou carta a Conselho Municipal de Saúde, do qual faz parte

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT)  encaminhou nesta quarta-feira (12) ao Pleno do Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá uma carta de repúdio onde contesta a tabela salarial que está em discussão no âmbito do CMS para aplicação em seletivo da Secretaria Municipal de Saúde.

O Coren-MT repudiou o salário previsto para o para técnicos de enfermagem (R$ 1.568,63), pedindo que seja pelo menos feita  a equiparação com a remuneração prevista para os demais profissionais de nível médio (R$ 1.607,69) para uma jornada de 40 horas semanais.

Segundo o Coren-MT,  que é uma das entidades componentes do Conselho Municipal de Saúde, a prática fere o princípio da isonomia ao estabelecer hierarquia entre trabalhadores do mesmo nível.

Alerta ainda que o seletivo vai desvalorizar o trabalhador da enfermagem, que é um servidor da área-fim da instituição, ao situá-lo em posição salarial inferior a empregados da área-meio.

“Tal preterição desconsidera a centralidade do trabalho e do trabalhador de enfermagem no processo de assistência à saúde e no cumprimento do dever desta organização em garantir o preceito constitucional de que a saúde é direito de todos e dever do Estado”, diz o documento.

 

 




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117