01/06/2021

Conselho Internacional de Enfermagem apoia estratégia da OMS para profissão

Documento ressalta a importância da Enfermagem para os sistema de Saúde, a necessidade de formação, treinamento e valorização

O Conselho Internacional de Enfermagem (ICN) parabenizou a Organização Mundial da Saúde (OMS) por adotar uma nova Orientação Estratégica Global para Enfermagem e Obstetrícia 2021-2025 (SDNM) e pediu a adoção rápida das recomendações.

O documento aborda questões como a escassez global contínua de pelo menos 6 milhões de enfermeiras, a necessidade de investimento em empregos de Enfermagem, educação, liderança e prática, segurança das enfermeiras no rosto da pandemia e a importância vital de estabelecer enfermeiras-chefes de nível governamental em cada um dos estados membros da OMS.

“Essa estratégia global nunca foi tão importante, devemos implementá-la e levar as ações adiante. A menos que os governos e todas as partes interessadas ajam agora, a situação atual, com enfermeiras sobrecarregadas, mal pagas e desvalorizadas, continuará, com consequências potencialmente desastrosas para todos nós”, afirmou a presidente do ICN, Annette Kennedy.

“As enfermeiras são a força vital dos sistemas de saúde em todos os lugares e devem ser reconhecidas pelo que são – um bem precioso que precisa ser nutrido e protegido. A pandemia mostrou ao mundo como os enfermeiros são valiosos para a saúde das nações: agora cabe a cada nação mostrar aos seus enfermeiros o quanto eles são valorizados, investindo em empregos, educação, liderança e prática em enfermagem ”.

Para Howard Catton, presidente-executivo da ICN, a estratégia “envia uma mensagem clara aos governos que não pode ser ignorada”. “Os governos devem tomar medidas drásticas para treinar, educar e recrutar milhões de enfermeiras a mais agora, para proteger nossos futuros sistemas de saúde. Nenhum governo pode se dar ao luxo de ignorar o simples fato de que investir em enfermagem não é um custo: é um investimento em todo o nosso futuro”

Fonte: Ascom – Cofen, com informações do ICN




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen
Open chat
Setor Financeiro