30/03/2017

Coren-MT adere ao movimento ‘Abril Verde’ e alerta para acidentes de trabalho

O Conselho Regional de Enfermagem apóia o movimento ‘Abril Verde’

O Conselho Regional de Enfermagem apóia o movimento ‘Abril Verde’ que busca alertar sobre os acidentes de trabalho.

O objetivo é estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes.

Segundos dados da Organização Internacional do Trabalho da ONU (OIT), as condições perigosas continuam a ser uma ameaça diária para dezenas de milhões de trabalhadores em todo o mundo. Mais de 313 milhões de trabalhadores sofrem acidentes de trabalho não fatais a cada ano, o que equivale a 860 mil pessoas feridas no trabalho diariamente. Enquanto isso, a cada dia, 6.400 pessoas morrem em acidentes ou doença profissional, resultando em 2,3 milhões de mortes a cada ano.  No Brasil, o número chega a 4 mil mortes anuais.

Além disso, o trabalho não envolve o risco somente de acidentes, há também o de doenças. No mundo, são 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças profissionais e 2,02 milhões de pessoas que morrem a cada ano em decorrência de enfermidades relacionadas ao trabalho.

Abril Verde

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores, informou o Ministério do Trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. “Verde foi à cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo do Movimento é o laço verde, assim como o laço do Outubro Rosa e de outros tantos movimentos da sociedade em torno de uma causa nobre”.


Fonte: Coren MT



  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117