22/05/2020

Coren-MT apresenta dados de observatório a COE-MT

Na reunião, foram discutidas estratégias do Estado

Durante reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-MT) nesta quinta (21), a conselheira do Coren-MT, Lígia Arfeli, apresentou os dados do Observatório da Enfermagem do Cofen, que aponta mais de 16 mil casos de profissionais  afastados por suspeita ou confirmação de Covid-19 no país, onde há 136 óbitos. No Estado, são 147 casos reportados e duas mortes.

Na reunião, foram discutidas estratégias do Estado quanto à gestão de leitos, testagem e o sistema de informações sobre a doença. Entre os desafios estão a alimentação deste sistema de informações diante do avanço dos casos e o controle sobre a disseminação dos testes rápidos.

Foto: Ascom gov

Segundo a conselheira, com a informação prestada pelos Enfermeiros Responsáveis Técnicos em todo o Estado, os dados apresentados pelo Observatório são muito confiáveis e auxiliam o conselho na tomada de decisões. “São dados muito preocupantes e sabemos que aqui no Brasil já há mais casos de óbitos confirmados entre profissionais da enfermagem do que em países como a Espanha, estão sendo feitos estudos para verificar o motivo disso”, disse ela.

Para a conselheira, a falta ou a racionalização de EPIs, os problemas de manejo dos mesmos e a não obediência à recomendações da OPAS e da OMS para gestão de recursos humanos de saúde, determinando organização de fluxo, tempo de repouso e outros itens estão entre as causas para  o grande número de contaminados.  Outro motivo apontado por ela foi a redução do controle do isolamento social.

“Temos que acompanhar isso de perto, pois é o profissional da enfermagem que vai estar lá, dando banho, limpando secreções, cuidando de todo o processo do paciente. Precisamos olhar  com mais cuidado ou daqui a pouco estes profissionais podem estar contaminados e disseminando isso na comunidade”, disse ela.

 




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117

CLIQUE AQUI