25/09/2019

Empossada Comissão de Ética de Enfermagem no PS de Cuiabá

CEEs são regulamentadas pela Resolução Cofen nº 593/2018

O presidente do Coren-MT, enfermeiro Antônio César Ribeiro, participou nesta quarta-feira (25) da posse da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Também participaram os conselheiros Lígia Arfeli e Rodrigo Machado e a coordenadora do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), Flaviana Pinheiro.

As CEEs são regulamentadas pela Resolução Cofen nº 593/2018 como “órgãos representativos dos Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existem Serviços de Enfermagem, com funções educativa, consultiva e de orientação ao exercício ético e profissional dos profissionais de enfermagem”.

Na unidade, a comissão é formada por oito integrantes, entre enfermeiros e técnicos, que sentem o valor da responsabilidade assumida. “É um grande marco de mudança em relação à melhoria na assistência, do relacionamento da equipe de enfermagem. Vem nos ajudar a amadurecer, ter mais conhecimento sobre a legislação e pôr isso em prática”, disse a enfermeira Alenn Bárbara de Amorim, uma das componentes da comissão.

“Na minha opinião, toda instituição deveria ter uma comissão de ética. Precisamos dela, pois temos problemas desde o atendimento até o funcionamento. Hoje, há muitos abusos e a comissão vai estar  orientando, fiscalizando”, comentou a técnica de enfermagem Valdecy Batista Cadide, que também integra o grupo.

Durante seu bate-papo com os profissionais, Ribeiro lembrou que boa parte de sua primeira experiência como enfermeiro clínico foi vivenciada no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Ele falou sobre a importância da participação política do profissional e de seu protagonismo no ambiente de trabalho, ressaltando que a atuação junto à Comissão de Ética em Enfermagem é uma das formas de participação política.

E destacou o momento histórico representado pela instalação de uma comissão de ética no PSM depois de mais de 30 anos de existência da unidade. “A cada comissão de ética que se implanta e  cada certificado de responsabilidade técnica que expedimos, temos a sensação de que o conselho se expande, no sentido da representação do que ele é e de que a fiscalização não está mais sozinha”, disse ele, frisando também o aumento da responsabilidade dos profissionais em relação à conduta, a partir da criação da comissão.

Confira os nomes dos profissionais integrantes da comissão:

Titulares

Enf. Alenn Bárbara de Amorim

Enf. Rosalina Aparecida de Arruda

Enf. Janaína da Fonseca Araújo Gomes

Téc. Valdecy Batista Cadide

Téc. Ademilson Pereira da Silva

Suplentes

Enf. Priscila dos Santos

Enf. Regina Bulhões

Téc. Maria Aparecida Barros

Téc.  Oflávio Oliveira Assunção

 




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117