16/10/2019

Coren-MT e MT MamMa realizam ação com presença de miss Cuiabá Plus Size

27,5% do total de casos de câncer em mulheres são de mama

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso  (Coren-MT)  e a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso ( MTmama) realizam nesta quinta (17), às 16 h., um ato de apoio à campanha Outubro Rosa com a presença da candidata a Miss Cuiabá, Taís Montenegro Ribeiro da Silva, 24 anos,  e da Miss Cuiabá Lady Plus Size, Eliza de Fátima Santa, 50 anos.

A ação acontecerá na sede do Coren-MT, na região central de Cuiabá, com a presença das representantes da Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Coren-MT.

Eliza tem a sua trajetória marcada por esta doença. Há cerca de quatro anos, ela tomou uma atitude radical: raspou a cabeça em solidariedade à sua cunhada, que havia desenvolvido câncer de mama, e curou-se. A partir daí, parou de pintar os cabelos.

O câncer também vitimou seu marido há alguns anos.”Escolhi ser modelo plus size (manequim acima de 44) para ser uma inspiração para as mulheres saberem que podemos ser bonitas do jeito que somos, com qualquer peso e com cabelo grisalhos. Isso me motiva a participar cada vez mais”.

“Para mim,  é importante poder participar para conscientizar mais pessoas sobre os sintomas e tratamentos desta doença,é gratificante”, disse Tais.

O câncer de mama é a principal causa de morte na população feminina mundial. Segundo o Ministério da Saúde, existe uma estimativa de que, em 2019, surjam em média 59.700 novos casos sejam diagnosticados.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), 27,5% do total de casos de câncer em mulheres são de mama. Em Mato Grosso, está previsto o surgimento de cerca de 680 novos diagnósticos entre os anos de 2018 e 2019.

 

 




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117