- Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso - http://mt.corens.portalcofen.gov.br -

Coren-MT emite nota de esclarecimento sobre morte de idoso

NOTA DE ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE

Com relação à matéria veiculada em destaque no jornal “A Gazeta”, nesta sexta-feira (9), intitulada “Sofrimento ridicularizado – filha denuncia enfermeiras que chamaram infarto de frescura”, esclarecemos à população e aos profissionais de Enfermagem que o Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso abriu procedimento investigatório para apurar a conduta das profissionais de enfermagem que atenderam o paciente no dia da ocorrência.

A enfermagem, historicamente, se organizou e legitimou como profissão na área da saúde tendo o cuidado como o núcleo central da sua prática, quer no sentido de atender ou antecipar as necessidades daqueles que dependem de cuidado técnico especializado.

Neste sentido deve pautar sua prática tendo como princípios a legislação profissional, o que inclui o seu Código de Ética. Além dos aspectos legais, deve se orientar por protocolos técnicos que garantam uma assistência livre de danos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência.

O Conselho Regional de Enfermagem, em estrito cumprimento ao seu papel fiscalizador da profissão, deverá nos próximos dias dar encaminhamento ao processo ético, apurando os fatos na busca das responsabilidades. Para garantir o devido processo legal, será assegurado ampla defesa e o contraditório às profissionais denunciadas, porém, deverá seguir com rigor dada a gravidade dos fatos.

Lamentamos o ocorrido e solidarizamo-nos com a dor e a perda da família.

Conselho Regional de Enfermagem de mato Grosso

Coren – MT Forte e Democrático