28/11/2019

Coren-MT empossa Comissão de Ética do Hospital Santa Helena

Saiba quem são os novos membros

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), enfermeiro Antônio César Ribeiro, e a equipe do conselho participaram nesta quinta-feira (28.11) da posse da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH) e da Assistência Médica Escolar (ESCOMED) UTI Neonatal.

Estiveram na cerimônia a Diretora do Departamento de Gestão do Exercício Profissional do Coren-MT, enfermeira Flaviana Alves Pinheiro; a conselheira secretária Lígia Arfeli; o conselheiro tesoureiro, Rodrigo Machado; e o Ouvidor do Coren-MT, João Pedro Sousa Neto.

Também marcaram presença o presidente do HBSH, Hélio Marcelo Sandrin; a gerente de enfermagem,  Vanusa Cristina Pinto; a diretora clínica da Escomed – Assistência Médica Escolar/ UTI Neonatal, Isa Keila do Amaral, e a gerente de enfermagem, Yana Rosseto, entre outros convidados.

Segundo o presidente do Coren-MT, há uma agenda para a instalação de pelo menos mais cinco comissões de ética em hospitais de médio e grande porte. Ele explicou que o conselho tem adotado uma política de fiscalização mais orientativa do que punitiva, buscando estabelecer parceria com os profissionais.

Salientou que a enfermagem compõe a maior concentração de profissionais lotados no hospital Santa Helena, os quais atuam em uma atividade central, onde as demandas éticas recebidas são bastante sérias. “Organizar uma comissão de ética em um hospital como o Santa Helena, comprometido com o desenvolvimento tecnológico e o da gestão, nos dá muita satisfação. Vemos estas comissões como um braço do conselho para além da responsabilidade técnica, porque se constituem como instrumentos de gestão do trabalho e de formação continuada”, disse ele.

A gerente enfermagem do HBSH deu as boas vindas aos presentes. “Não poderíamos eleger estas comissões sem o trabalho árduo da equipe Comissão Eleitoral, que trabalhou exaustivamente desde o primeiro dia para realização desta Eleição”, disse.

Ela aproveitou ainda para explicar a finalidade da comissão empossada. “É um órgão representativo do Coren-MT nas questões éticas dos profissionais de Enfermagem, que tem como finalidade a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional de categoria na instituição”, explicou Vanusa.

Para o enfermeiro Thiago Menezes de Azevedo, a meta da comissão é compreender e trabalhar o próprio conceito de ética. “A ética hoje tem várias conotações, interpretações. O grande desafio é resgatar o valor real a ética, reconhecer sua importância literal  no trabalho”, disse ele.

“A existência da comissão vai ser muito boa, pois vamos identificar os erros para tentar prevenir, averiguar o desempenho da equipe de enfermagem em si e, assim, evoluir”, comentou a enfermeira Rhaniellyn Carol Cunha Rondon.

Confira os nomes dos membros 

Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Beneficente Santa Helena

Membro: 3 ºSUPLENTE TÉCNICO DE ENFERMAGEM  Raffael Brenno de Arruda;

Membro:  2 ºSUPLENTE TÉCNICO DE ENFERMAGEM  Taís Simone Cordeiro de Oliveira;

Membro: 1º SUPLENTE ENFERMEIRO Thiago Menezes de Azevedo.

Membro: TÉCNICO DE ENFERMAGEM Matheus Ricardo Cruz Souza;

Secretária: ENFERMEIRA Dra Rhaniellyn Carol Cunha Rondon;

Presidente: ENFERMEIRA Dra Paula Renata Santos Arciso;

Comissão de Ética de Enfermagem da UTI Neonatal

Membro: TÉCNICA DE ENFERMAGEM  Lyvia Monteiro Cardoso;

Secretária: TÉCNICA DE ENFERMAGEM Mirian Lauren Silva de Oliveira;

Presidente: ENFERMEIRA Dra Suyane de Melo.




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117