10/04/2019

Coren-MT: Enfermagem presente nas conferências de saúde

Presença está sendo consolidada

A presença do segmento da enfermagem no Conselho Municipal de Saúde (CMS) e nas discussões das conferências municipais sobre o tema está sendo consolidada. Representantes do Coren-MT  e profissionais  de enfermagem estão entre os participantes da 13ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, realizada pelos movimentos organizados e pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá até sexta (12), no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A partir de 2018, o Coren-MT voltou a ocupar cadeira no CMS. “A participação do Coren-MT nos conselhos municipais de saúde fortalece o papel dos conselhos no controle social como fiscalizador do recursos investidos na implantação e implementação de serviços de saúde. Temos o olhar nos interesses da população na garantia de assistência à saúde pública de qualidade em todos os níveis de atenção”, comentou a conselheira do Coren-MT, Sirbene Nunes.

A enfermeira Priscilla Claro de Oliveira Vasconcelos, da Assessoria de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, enfatizou o papel das conferências. “Elas são muito importantes, pois trazem a comunidade, a gestão e os trabalhadores para dentro das discussões. Até então a enfermagem não tinha adentrado no conselho e hoje nós percebemos o crescimento da enfermagem, sempre à frente da qualidade do cuidado”.

A administradora Janaína Penha, secretária geral da conferência, destacou a importância da participação desta categoria profissional. “A conferência é o ápice da participação social, é um processo de formulação de opiniões e a categoria da enfermagem tem contribuído e participado deste processo, tem trazido para o colegiado este olhar mais próximo do usuário. Isso é importante até para sinalizar ao gestor no que ele tem que melhorar”, comentou ela.

“A enfermagem vem ganhando espaço em todos os sentidos e é importantíssima no controle social. É importante trazer a voz, o olhar de quem está na assistência para dentro do CMS”, comentou a enfermeira Francine Fonseca Simões, também integrante da Assessoria de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117