09/09/2019

Coren-MT realiza grande operação de fiscalização em Barra do Garças

Vinte e quatro unidades devem ser vistoriadas

De 09 a 13 de setembro, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) realizará a maior operação de fiscalização já executada no município de Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá.

A Força Estadual de Fiscalização passará por 24 instituições. A equipe, formada por quatro Enfermeiros Fiscais, vai levantar as condições do serviço de enfermagem e questões relacionadas ao exercício profissional que põem em risco o atendimento ao paciente. Uma das preocupações é o déficit de pessoal, que piora o dimensionamento das equipes e gera sobrecarga.

Também serão verificados os possíveis casos de exercício irregular e ilegal da profissão, o cumprimento de protocolos de atendimento e as condições de infra-estrutura que afetam o serviço de enfermagem.

Os enfermeiros fiscais Carlito Augusto e Cíntia Ribeiro; a chefe de Fiscalização, Edilanne Eubank, e a enfermeira fiscal Patrícia Vilela.

Investimentos em fiscalização

No Estado, há mais de 1,8 mil instituições de saúde e cerca de 28,5 mil profissionais de enfermagem. As fiscalizações de rotina obedecem a um planejamento anual. Entre os meses de janeiro e março deste ano, foram fiscalizadas 87 unidades de saúde em 16 municípios e, entre abril e junho, 90 unidades em 26 municípios.

Dos quatro Enfermeiros Fiscais, dois são lotados em Cuiabá, um em Rondonópolis e um em Tangará da Serra. O Coren-MT está investindo na ampliação e organização da equipe. Por meio do projeto Mais Fiscalização, serão adquiridos equipamentos e feita a contratação de cinco novos Enfermeiros Fiscais por meio do concurso público, que acontecerá no início de dezembro.

Também foi criado o Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), que tem entre suas funções melhorar a coordenação e a avaliação das estratégias de fiscalização.




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117