19/03/2020

 Coronavírus: Coren-MT orienta profissionais no exterior

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) está

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) está orientando os profissionais que se encontram fora do país sobre os procedimentos a tomar, seguindo os protocolos do Itamaraty.  A orientação geral é manter o isolamento e só realizar deslocamentos em caso de extrema necessidade.

O Coren-MT está transmitindo aos profissionais mato-grossenses em viagem no exterior a orientação do governo para que os turistas se registrem pela internet, no site do Itamaray, a fim de serem acompanhados, e que façam contato com as respectivas embaixadas.  A recomendação é que eles sigam as orientações das autoridades de saúde locais, além das medidas de prevenção e controle .

O Coren-MT está acompanhando a situação do enfermeiro Ueverton Camargo de Moraes, de 27 anos, morador de Itiquira (MT), um dos turistas isolados no Peru desde segunda-feira (16), quando o governo determinou o fechamento das fronteiras depois de o país registrar 28 novos casos de infecção em apenas um dia.

O enfermeiro Ueverton Moraes.

A embaixada brasileira em Lima conseguiu autorização do governo para a volta dos brasileiros, mas os aeroportos e terminais do país estão todos fechados. Ueverton Moraes é coordenador do Serviço de Assistência Especializada/HIV-AIDS do município de Itiquira e viajou para a Bolívia no último dia 9 de março, chegando ao Peru no dia 13 para visitar a região turística de Machu Pichu.

Depois do anúncio da quarentena, ele ainda conseguiu ir de trem para a cidade de Cuzco, onde está hospedado em um hostel com pessoas de vários países. “Só podemos sair uma vez por dia para ir ao supermercado ou à farmácia, mas são poucos os alimentos que se encontra. Tem vários brasileiros na mesma situação, alguns até sem ter onde ficar e sem medicações de uso contínuo”, disse ele. “Meu medo é acabar o dinheiro aqui é não ter onde ficar ou como me alimentar porque os bancos estão fechados”.

A embaixada brasileira em Lima informou que está em contato com as companhias aéreas para mobilizar vôos de volta.




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117