Coren-MT promove encontro com deputada Rosa Neide e garante apoio ao PL do Piso
No último dia 9 de fevereiro, a diretoria do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) se reuniu com a deputada federal Rosa Neide (PT) para tratar do PL 2564/2020, que estabelece o Piso Salarial Nacional da Enfermagem. A parlamentar garantiu apoio irrestrito ao piso e afirmou que vai buscar o apoio da bancada mato-grossense na Câmara. O projeto está em discussão na Câmara dos Deputados e segue sem uma data estabelecida para a votação.

Além do presidente do Coren-MT, também participaram a conselheira Secretária, Lígia Arfeli, e o conselheiro Tesoureiro, Rodrigo Machado. | Foto: Coren-MT
De acordo com o presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro, a reunião serviu como uma ponte importante para garantir o fortalecimento da pauta junto à bancada mato-grossense. “Ela formalizou com a gente o apoio irrestrito ao projeto, inclusive reforçou que vai buscar junto à bancada mato-grossense o apoio ao Piso”, afirmou César.
Segundo Rosa Neide, é necessário seguir articulando forças para que o projeto seja aprovado o quanto antes pela Câmara. “Estou imbuída na responsabilidade de ajudar articulação para que o PL do Piso da Enfermagem no Brasil seja aprovado o quanto antes. A enfermagem é a sustentação do que temos de melhor no trabalho da saúde. Precisamos abraçar esses profissionais com muita coragem e dar mais dignidade aos enfermeiros e técnicos de todo o Brasil”, disse a deputada.
Com o apoio da parlamentar, o Conselho já aponta para um cenário favorável para a aprovação do projeto. “Essa colaboração é fundamental para a luta do Conselho em torno da adesão do voto favorável da Câmara dos Deputados para o PL”, declarou o presidente.
Atualmente um Grupo de Trabalho está debatendo o impacto econômico do PL. Os trabalhos do GT devem durar até o dia 25 de fevereiro, data da reunião em que deve ser votado o relatório final desenvolvido pelos parlamentares. A expectativa é que com o relatório pronto aumente as chances do PL 2564/2020 ser pautado no plenário da Câmara.
Concurso público em debate
Ainda no encontro com Rosa Neide, também foram debatidos temas de interesse para os profissionais da enfermagem, como a realização de novos concursos públicos. “ Durante o encontro nós dialogamos sobre a precarização do trabalho, já que estamos vendo uma ausência de concursos públicos e um crescimento de editais de processos seletivos questionáveis”, relatou César.
Para o presidente, apesar da pauta principal do Conselho, é necessário garantir maior valorização salarial e trabalhista para os profissionais que seguem na linha de frente. “Ainda que esta seja uma pauta sindical, o Conselho é sensível a essa situação. Prioritariamente estamos buscando o apoio ao PL do Piso Salarial, mas em breve estaremos com uma frente para buscar adesão do poder Legislativo e bancada Federal para a realização de um concurso”, finalizou César.
Fonte: Ascom Coren-MT
Veja Mais
- 01/07/2022 15:08
12º SEMAD mostrou força dos Conselhos de Enfermagem na gestão pública - 29/06/2022 14:23
Pesquisa revela práticas da Enfermagem na Atenção Primária - 29/06/2022 14:19
Coren realiza Semana da Conciliação de 4 a 8 de julho - 29/06/2022 09:21
Cofen aprova parecer sobre prescrição e adaptação de pessário urogenital - 27/06/2022 16:13
Coren-MT apura suposto caso de agressão em Policlínica de Cuiabá