09/11/2018

Câmara de Saúde da Mulher debate enfermagem obstétrica

Serão discutidas perspectivas do fortalecimento

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) promovem na próxima segunda-feira (12), terça (13) e quarta (14) as atividades de alinhamento das ações da Câmara Técnica de Saúde da Mulher (CTSM) do Coren-MT, com a presença dos membros da Coordenação Nacional de Saúde da Mulher do Cofen,Valdecyr Herdy Alves e Elisanete Carvalho.  As atividades acontecerão no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) e na sede do Coren-MT, em Cuiabá.

Na segunda-feira (12), às 14 horas, na sede do Coren-MT, haverá apresentação do Plano Estratégico das Ações campo da Enfermagem e Enfermagem Obstétrica dos anos 2108 e 2019, feita pela CTSM aos conselheiros.
Na terça (13), das 9 h  às 12 h e das 14 às 18 h, no auditório do HUJM, acontece o seminário “Enfermagem e enfermagem obstétrica: perspectivas para 2018/2019 no Estado de Mato Grosso”, com a Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Cofen, o Coren-MT e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO).

A ação é voltada a enfermeiros responsáveis técnicos de hospitais e enfermeiros obstetras ou que atuam na área da saúde da mulher e terá a presença de gestores públicos, conselheiros e enfermeiros fiscais.

Serão debatidas as perspectivas do fortalecimento da autonomia do saber-fazer da enfermeira e enfermeira obstétrica, com a interlocução de gestores estaduais e municipais e sua interface com a Rede Cegonha no Estado de Mato Grosso.

Também estarão em debate as estratégias para a rede de atenção à saúde, a interface da formação e serviço no campo obstétrico, o registro dos profissionais junto ao Coren-MT e  a consulta de enfermagem ginecológica com a inserção do Dispositivo Intra uterino (DIU), entre outros temas.

Devem participar enfermeiros responsáveis técnicos do (HUJM), Hospital Geral Universitário, Hospital Santa Helena, Hospital Femina, Hospital Santa Rosa, Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande, Hospital Santa Casa de Rondonópolis, Hospital Regional de Cáceres, Hospital e Maternidade Campo Verde, Liora Parto em Casa, Moara Parteiras Urbanas e enfermeiros obstetras e da área da saúde da mulher destas unidades e ligadas à UFMT e à Unemat.

Na quarta-feira (14), a partir das 9 horas, na sede do Coren-MT, haverá avaliação das atividades.




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117