Coren-MT realiza fiscalização em Pronto-Socorro e UPAs de Várzea Grande
Na manhã da última terça-feira (18) o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) realizou uma fiscalização no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande. A ação teve como principal objetivo vistoriar o impacto do alto número de afastamentos no trabalho dos profissionais da enfermagem que atuam na unidade. Estima-se uma baixa de 12% em todo o quadro de profissionais por conta dos casos confirmados de Covid-19 entre a equipe responsável pela assistência.

Na ala dos atendimentos de emergência o Coren-MT encontrou um número elevado de pacientes, dificultando a manutenção do distanciamento. Foto: Coren-MT
Ao todo foram contabilizados 30 afastamentos apenas nas duas últimas semanas, sendo seis enfermeiros e 24 técnicos de enfermagem. O avanço das contaminações chegou a comprometer uma equipe inteira responsável pelo plantão na UTI Neonatal. Diante da diminuição no número de profissionais e no aumento da quantidade de pacientes, a sobrecarga de trabalho se torna uma realidade ainda mais latente.
Os fiscais do Coren-MT realizaram vistorias em todos os blocos que compõem a unidade de saúde. Na área de Clínica Médica foram relatados cinco afastamentos de profissionais contaminados com Covid-19. Questionada sobre o acompanhamento do estado de saúde dos profissionais, a Responsável Técnica afirmou que todos apresentaram sintomas leves e devem retornar ao trabalho após o isolamento necessário.
A fiscalização também proporcionou momentos de diálogo entre o Conselho e os profissionais. Um dos pontos levantados foi a importância das anotações de enfermagem durante a rotina de trabalho. De acordo com a enfermeira fiscal Patrícia Costa, as anotações são consideradas uma das ferramentas legais mais importantes para dar maiores garantias aos profissionais da enfermagem.
“Além de facilitar a comunicação entre os membros da equipe, as anotações de enfermagem são um canal de garantia dos profissionais frente aos problemas encontrados nas unidades. É por meio das anotações que o profissional pode registrar oficialmente as dificuldades que encontra e de que forma elas impactam na qualidade da assistência”, afirmou a fiscal durante a ação.

Toda a visita foi acompanhada pela Responsável Técnica da unidade, que também forneceu os documentos de escala necessários para vistoria. | Foto: Coren-MT
As anotações de enfermagem são regulamentadas a partir da resolução n° 0514/2016, aprovada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). De acordo com a resolução, o documento é um registro cronológico de acompanhamento dos pacientes e também de toda a assistência prestada durante o fluxo de trabalho.
Novas fiscalizações
Ainda na última terça-feira (18) o Coren-MT também esteve presente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. No local foram registrados sete afastamentos de profissionais da enfermagem, todos com diagnóstico positivo para Covid-19. Assim como no Pronto Socorro Municipal, os profissionais contaminados também apresentaram sintomas leves e seguem cumprindo o isolamento necessário.
Em contato com a Responsável Técnica da unidade do local, foi relatado um aumento significativo no número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais. Diante do quadro, a profissional garantiu ao Conselho que novas estratégias de organização interna devem ser desenvolvidas para manter a assistência sem sobrecarregar os profissionais que seguem atuando.
A última visita realizada em Várzea Grande aconteceu na UPA Ipase, local onde está concentrada boa parte dos atendimentos de pacientes com suspeita de Covid-19. Na unidade foram registrados nove afastamentos, sendo dois enfermeiros e sete técnicos de enfermagem.
Durante os próximos dois dias o Coren-MT deve intensificar as visitas nas unidades de saúde de Cuiabá. A expectativa é seguir mapeando os afastamentos, dialogando com os profissionais que seguem atuando na linha de frente e incentivar os RTs a registrarem junto ao Cofen, por meio do Observatório da Enfermagem, o número de profissionais que testaram positivo para Covid-19. Para acessar a plataforma, clique aqui.
Além da enfermeira Fiscal Patrícia Costa, a ação também contou com a participação do enfermeiro Fiscal Alcebiades Moreira e do conselheiro Tesoureiro Rodrigo Paulo Machado.
Fonte: Ascom / Coren-MT
Veja Mais
- 07/06/2023 15:16
Conselhos de Profissões Regulamentadas divulgam nota contra graduação EaD - 07/06/2023 15:15
Ministério da Saúde recomenda colocação do DIU por enfermeiros no SUS - 07/06/2023 15:10
Ministério da Saúde prevê prazo final para pagamento do piso - 07/06/2023 15:07
Enfermeira realiza pesquisa para avaliação das práticas com aparelhos endoscópicos - 06/06/2023 13:24
“Coren-MT vai até Você” atende cerca de 200 profissionais na região de Alta Floresta