Coren-MT recebe membros do Cofen para debater melhorias no andamento dos processos éticos
Entre os dias 2 a 4 de fevereiro o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) recebeu a visita de membros do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O encontro teve como objetivo principal a melhoria nos trâmites dos processos éticos que estão sendo analisados pelo Conselho Regional. A ação também contou com uma atualização teórica sobre os processos, ministrada por Alexandre Peixoto e Angélica Pontes, ambos ligados ao Setor de Processos Éticos do Cofen.

A formação ocorreu no plenário da sede do Coren-MT e contou com a participação de diferentes setores. | Foto: Coren-MT
Durante os três dias foram feitas formações com os responsáveis pelo julgamento no Coren-MT, análise e verificação das atividades de trabalho e troca de experiência para dar mais agilidade no andamento dos processos éticos. Ainda durante a condução dos trabalhos, a equipe do Cofen realizou um balanço a partir das análises feitas nos processos que estão tramitando dentro do Conselho Regional.
A ideia da visita partiu do próprio Coren-MT, como afirma o presidente Antônio César Ribeiro. “Essa visita foi idealizada pelo nosso regional com o objetivo de discutir com o Cofen uma avaliação dos procedimentos realizados aqui no estado. Além disso, também foi feita a revisão de uma capacitação já ministrada anteriormente. Essa revisão se deu justamente para que o nosso regional comece a treinar enfermeiros do interior, permitindo que eles também possam integrar Comissão de Instrução de Processo Ético”, disse César.
O processo de instalação das comissões descentralizadas deve começar nos próximos meses, tendo como responsável pelo treinamento o coordenador de Processos Éticos do Coren-MT, Ramon Juan Duarte Martins. De acordo com o chefe do setor, visitas como essa são essenciais para garantir maior celeridade nos processos.
“Para nós, visitas como essas são fundamentais. A partir da troca de experiência e conhecimento foi possível traçar estratégias para o fortalecimento dos trabalhos no Tribunal de Ética do Coren-MT”, ressaltou Ramon.

Durante a formação também foram abordadas as nomenclaturas de cada fase do processo. |Foto: Coren-MT
Durante a formação, o chefe do Setor de Processos Éticos do Cofen, Alexandre Peixoto, reforçou a caracterização de todo rito processual, além de tirar dúvidas sobre os prazos de prescrição das ações. Ao final da visita, o presidente do Coren-MT se reuniu com Alexandre para dialogar sobre as ações realizadas.
Para César, a avaliação final do andamento dos processos foi considerada positiva por parte do Cofen. “Tivemos um relatório de avaliação muito positivo. A nossa gestão recebeu o Coren-MT em 2018 com um grande represamento de processos, além da falta de informação e de lá para cá trabalhamos para mudar esse quadro”, finalizou o presidente.
Fonte: Ascom/Coren-MT
Veja Mais
- 01/07/2022 15:08
12º SEMAD mostrou força dos Conselhos de Enfermagem na gestão pública - 29/06/2022 14:23
Pesquisa revela práticas da Enfermagem na Atenção Primária - 29/06/2022 14:19
Coren realiza Semana da Conciliação de 4 a 8 de julho - 29/06/2022 09:21
Cofen aprova parecer sobre prescrição e adaptação de pessário urogenital - 27/06/2022 16:13
Coren-MT apura suposto caso de agressão em Policlínica de Cuiabá