08/05/2019

Coren-MT vai fortalecer Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

Parceria em prol da melhoria nos percentuais de notificação está em discussão

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) está discutindo uma parceria com o Fórum Matogrossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, no sentido de colaborar para melhorar o percentual de notificações de intoxicação exógena por agrotóxicos no Estado.

O presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro, participou de reunião sobre o tema com o pesquisador Jackson Barbosa, do Departamento de Saúde Coletiva da UFMT, e a analista do MPT, Leda Maria do Carmo, integrantes do fórum.

Uma das ideias é de que o Coren-MT coordene a capacitação e acompanhe profissionais de enfermagem em unidades de saúde, auxiliando na identificação de sintomas ligados à intoxicação e assim contribuindo para reduzir o alto índice de subnotificações.

Segundo Jackson, ainda que a notificação seja obrigatória, fatores que vão desde a falta de conhecimento dos profissionais de saúde até o cerceamento do diagnóstico por parte dos próprios produtores rurais impedem que a totalidade dos casos seja comunicada ou identificada. Em Mato Grosso, para cada caso notificado, há cerca de 150 que permanecem desconhecidos.

Além disso, a contaminação por agrotóxicos há muito deixou de ser uma questão rural. Segundo o Ministério da Saúde, em dados referentes aos anos de 2014 a 2017, Cuiabá e outros 29 municípios do Estado registraram acima de 27 tipos diferentes de agrotóxicos em suas águas.

Para Barbosa, a parceria com os profissionais de enfermagem é estratégica. “A notificação de intoxicação exógena por agrotóxico é mais do que uma detecção, é uma questão social, trabalhista. É promotora de bem estar social, pois acaba melhorando os dados estatísticos e epidemiológicos, os programas, os serviços, os recursos”, disse ele.

Durante a reunião, o Coren-MT se comprometeu a tomar medidas para fortalecer o movimento em prol da obrigatoriedade das notificações.

O fórum reúne entidades representantes dos poderes, entre elas o Ministério Público do Trabalho, o do Meio Ambiente, universidades e entidades sindicais.

 




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117