20/03/2012

Coren participa de seminário administrativo do Conselho Federal

Cinco funcionários e cinco conselheiros do Coren/MT participaram do Seminário Administrativo promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem.

DSC04018Cinco funcionários e cinco conselheiros do Coren/MT participaram do Seminário Administrativo promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem, entre 05 e 08 de março, em Itapema (SC). O evento, cujo objetivo é capacitar os dirigentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais sobre as normas do sistema e contribuir com o planejamento de ações, contou com representantes dos 27 estados.

“O Seminário foi de grande importância para os novos gestores do Coren Mato Grosso, pois abordou temas da mais alta relevância sobre gestão pública”, garantiu o presidente do órgão, o enfermeiro Eleonor Raimundo da Silva.

Foram quatro dias intensos de trabalhos. No primeiro dia o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), André Luis de Carvalho, abordou os “Aspectos relevantes na formação de vos gestores públicos”, que discutiu características da gestão pública, como responsabilidades e cumprimento de legislações específicas pelo gestor, tendo em vista que os órgãos públicos só podem executar o que está previsto em lei.

Temas importantes como ‘convênios’, ‘termos de cooperação’ e ‘prestação de contas’ foram abordados de forma muito eficiente pelo advogado do Cofen, Dr. Júlio Lima Toledo.

Outro ponto de destaque do Seminário foi a palestra proferida pelo advogado especialista em Direito Civil, Dr. Jerônimo Souto Leiria, acerca de “Fiscalização e Gestão de Contratos na Gestão Pública”, que, dentre as especificidades discutiu as diversas interfaces dos contratos com empresas terceirizadas pela administração pública.

Neste seminário foram discutidas as necessidades de reestruturação administrativa dos conselhos regionais, em atendimento às alterações introduzidas no Novo Regimento Interno do COFEN, reformulado recentemente.

Fechando o Seminário, os representantes do TCU, Dr. Fernando Camargo e Dr.ª Valéria Cristina, abordaram de forma bastante didática a temática do Planejamento Estratégico como ferramenta necessária e indispensável aos gestores públicos.

“É através do planejamento que o gestor programa as ações definindo metas a serem alcançadas e a forma como alcançá-las. Foi de uma importância muito grande a participação dos novos conselheiros e funcionários do Coren/MT neste Seminário Administrativo”, narra o presidente do Regional de Mato Grosso.

O Seminário oportunizou também aos novos conselheiros de cada conselho regional intensa troca de experiência com os de alguma vivência no Sistema.

“Podemos avaliar que a participação dos novos conselheiros e de funcionários de setores estratégicos do Coren/MT no Seminário foi de fundamental importância para o resgate e aquisição de novos conhecimentos relacionados à gestão pública, que serão de grande utilidade na orientação das ações e na tomada de decisões administrativas no Conselho”, assegura professor Eleonor.

Do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso participaram os assessores jurídicos Nivaldo Romko e Hosanan Monteiro de Arruda, a gerente administrativa Vanisa Raquel Scheuer Graff, o técnico de informática Felipe Augusto Oliveira, a contadora Josinete Gonçalves de Araújo e os conselheiros Eleonor Raimundo da Silva (presidente), Leocarlos Cartaxo Moreira (tesoureiro), Valquíria Mira Landim (secretária), Ronaldo Pio de Sousa (coordenador da Comissão de Tomada de Contas) e Benedito Antônio de Campos (conselheiro vogal).

 


Fonte: Coren/MT



  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen
Open chat
Setor Financeiro