19/11/2021

Coren realiza fiscalização em quatro municípios da região norte de MT

Em cinco dias de fiscalizações, 12 unidades de saúde receberam a visita do Conselho.

Entre os dias 08 a 12 de novembro, o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) realizou visitas nos municípios de Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã do Norte, com o objetivo de fiscalizar as unidades de saúde da região. Ao todo foram feitas 12 vistorias, incluindo hospitais da rede privada, centros de saúde e Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Durante as fiscalizações, o Conselho encontrou irregularidades já pontuadas em visitas anteriores e reforçou orientações. 

As fiscalizações também serviram para orientar os profissionais sobre pontos importantes da legislação. | Foto: Coren-MT

Com o retorno da resolução Cofen nº 617/2019, que autoriza a retomada das rotinas de fiscalização, as unidades mato-grossenses devem ser vistoriadas rotineiramente pelo Coren-MT. Na região norte as fiscalizações ocorreram em regime de retorno, ou seja, realizadas com o intuito de averiguar se as irregularidades encontradas em vistorias anteriores foram amenizadas. 

De acordo com o enfermeiro Fiscal Maurício de Oliveira, em alguns municípios persistem irregularidades, como a falta de dimensionamento de funcionários e inexistência de documentos relacionados ao gerenciamento de trabalho do serviço de enfermagem. “Encontramos algumas irregularidades que já havíamos apontado em visitas anteriores, como é o caso da falta de dimensionamento de funcionários e também inadequação de registros de enfermagem”, afirmou. 

Ainda segundo Maurício, apesar dos irregularidades alguns problemas também foram solucionados, como a ausência de profissionais da enfermagem nas unidades. “Nas unidades onde constatamos a persistência das irregularidades realizamos uma reunião com as equipes para reforçar a importância da regularidade para a prestação da assistência de forma segura”, disse o fiscal.

Além de fortalecer o elo entre o Conselho e os profissionais da enfermagem, as fiscalizações também colaboram com o bom funcionamento da rotina de trabalho destes profissionais, principalmente no interior. 

“Para nós é muito importante manter as fiscalizações nas cidades do interior, já que esta é uma das atividades finalísticas do Coren-MT. Além de nos aproximar dos profissionais, as vistorias também propiciam mais segurança e orientação para que enfermeiros, técnicos ou auxiliares possam desempenhar suas funções livres de imperícias e imprudências”, finalizou Maurício.

 

Fonte: Ascom / Coren-MT




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen