23/05/2013

Coren/MT faz merecida homenagem aos profissionais de enfermagem

A Enfermagem merece ser homenageada. E o Coren/MT, além de oferecer palestras, promove campanha publicitária em todo o Estado.
Arte para foto de capa do perfil e página do Coren/MT no Facebook

Foto de capa do perfil e página do Coren/MT no Facebook

Um consenso: que a Enfermagem merece ser homenageada! Uma profissão de indiscutível papel social, que trabalha não só na recuperação da Saúde, mas também na prevenção da doença e na busca por oferecer qualidade de vida à população.

Mas como homenagear a Enfermagem mato-grossense à altura de sua importância? O Coren Mato Grosso, com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), buscou fazê-la em três frentes: promovendo um ciclo de palestras nos seis municípios onde há atendimento presencial do Conselho; atendendo a convites para palestrar ou debater politicamente a profissão nas Semanas da Enfermagem de diversas instituições espalhadas pelo Estado; e contratando, por meio de licitação, uma agência de publicidade para desenvolver uma campanha de homenagem aos profissionais de Enfermagem.

O ciclo de palestras, destinado aos profissionais e estudantes de enfermagem, foi nominado de 1ª Semana Descentralizada de Enfermagem de Mato Grosso e ofereceu, gratuitamente, por duas noites, palestras e debates sobre temas de grande importância local em Sinop, Rondonópolis, Cuiabá, Tangará da Serra, Cáceres e Barra do Garças, atingindo a mais de 1200 participantes. Leia mais sobre o evento aqui.

Aceitando a convites, o Coren/MT esteve presente em 17 eventos em comemoração à Semana da Enfermagem, organizados por entidades, instituições públicas ou privadas, assistenciais ou de ensino, distribuídos nos municípios de Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Sinop, São José dos Quatro Marcos, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Várzea Grande, Barra do Bugres e Sorriso.

E o desafio da campanha publicitária? Após todo o procedimento licitatório, veio a preocupação de apontar à sociedade a dimensão do valor da enfermagem e agradecer aos auxiliares de enfermagem, técnicos e enfermeiros por toda a dedicação que têm à vida.

Foi pensado, por fim, no seguinte conceito: “Quem cuida da sua saúde também cuida da sua felicidade”. Ora, alguém está ali a postos para qualquer necessidade, por todo o período de funcionamento das unidades de saúde, está permitindo à população a ter uma vida tranquila. Sabemos que imprevistos e acidentes acontecem, doenças acometem as pessoas, dúvidas surgem. E quem está a postos? A Enfermagem! Imagine uma cena hipotética em que um pai está “feliz da vida” jogando bola com seu filho. E, por acidente, o menino se machuca e é encaminhado a um Pronto Atendimento. Quem o atende? Quem o recebe? Quem ajuda a passar por momentos difíceis e ter a vida (e a felicidade) retomada? A Enfermagem! Sim, com tanto esforço pra cuidar da vida, a Enfermagem permite às pessoas a manutenção da felicidade!

Outdoor exposto em alguns pontos da Grande Cuiabá

Outdoor exposto em alguns pontos da Grande Cuiabá

Banner rotativo no site do Coren/MT

Banner rotativo no site do Coren/MT

Com este olhar, foram produzidas peças eletrônicas, digitais e impressas: um banner rotativo para o site; a capa do Facebook (visite nossa página e aproveite e curta!), placas de outdoor na Grande Cuiabá, inserção de jingle (música para propaganda de rádio) nas rádios de todo o Estado (aprenda a cantar aqui), e-mail com homenagem enviado aos 12 mil endereços cadastrados no banco de dados do Coren e inserção de homenagem na TV Centro América, com alcance em todo Mato Grosso (assista ao vídeo aqui). As propagandas de rádio e de tevê estão sendo veiculadas de 21 a 31 de maio, durante o dia. Fiquem atentos.

 

Peça enviada aos e-mails de profissionais de enfermagem cadastrados no banco de dados do Coren/MT

Peça enviada aos e-mails de profissionais de enfermagem cadastrados no banco de dados do Coren/MT

Por que comemoramos a Semana da Enfermagem?

A Semana da Enfermagem é comemorada entre os dias 12 (Dia Mundial do Enfermeiro) e 20 de maio (Dia Nacional do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem). Os dias desta semana (e os próximos a eles) são destinados a homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na educação e na prevenção de doenças.

Atualmente, há mais de 1,8 milhões desses profissionais no país, sendo 20 mil em Mato Grosso. Os dias escolhidos para comemorar a Semana de Enfermagem (12 e 20 de maio) não são aleatórios. Doze de maio foi escolhido como o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência à data de nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.

Vinte de maio foi instituído pelo COFEN como o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, pois essa foi a data em que morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar a cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do Estado. Por esses motivos, a profissão é ciência, é técnica e em função da atuação dos conselhos, exige-se que seja desempenhada com ética. Estudiosos entendem a Enfermagem, ainda, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir, acalentar, acompanhar.

A classe é composta por atendentes e parteiras (nível elementar), auxiliares de enfermagem (nível médio), técnico de enfermagem (nível técnico) e enfermeiro (nível superior), de acordo com a complexidade das ações.

A enfermagem é a responsável pelo bem-estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família.


Fonte: Coren/MT



  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen
Open chat
Setor Financeiro