Deputado estadual se reúne com o Coren/MT e garante apoiar causas da Enfermagem
17.03.2016
Autorização pelo Mec de cursos de Enfermagem na modalidade Ensino à Distância (EaD) e realização do 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem foram alguns dos temas tratados em reunião no Coren/MT entre a Diretoria da autarquia e o deputado estadual Oscar Bezerra, recentemente.
A visita do deputado estadual ocorreu a convite da Diretoria do Coren/MT, com foco especialmente em apoiar ações contra o EaD em Enfermagem e firmar parcerias em prol das pautas da profissão.
A principal preocupação da diretoria do Coren/MT é a atual bandeira do Sistema Cofen/Conselhos Regionais: debater com a sociedade o risco que é continuar permitindo que profissionais de enfermagem sejam formados à distância. “Não há como pensar a formação em Enfermagem sem o contato direto com o ser que será objeto do cuidar. Como um técnico ou um enfermeiro vai prestar assistência de Enfermagem, se não exercitar durante os estudos?”, questionou o presidente do Coren, Eleonor Raimundo da Silva. A conselheira Helga Yuri Doi lembrou ainda que a situação é mais delicada, pois conhece a fragilidade dos estágios obrigatórios na Enfermagem.
O deputado estadual Oscar Bezerra demonstrou bastante preocupação com o assunto, por compreender a importância do ensino prático para a Enfermagem e se comprometeu a apoiar ações do Conselho nesse sentido.
Com esse foco, a diretoria do Coren/MT solicitou ao deputado que propusesse uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) para debater a temática. Ficou definida a data de 11 de maio, período vespertino, abrindo, assim, as atividades alusivas à Semana de Enfermagem.
Vale ressaltar que combater o Ensino à Distância em Enfermagem é, antes de tudo, um ato de consciência… É preciso mobilizar os representantes e é preciso sensibilizar a população para não se matricular nesses cursos de qualidade questionável.

CBCENF em Cuiabá
O 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – 1º congresso a ser realizado na região Centro Oeste , que ocorrerá em Cuiabá de 18 a 21 de outubro deste ano também foi pauta da reunião entre o Coren/MT e o deputado estadual.
A Diretoria do Conselho apontou a importância para a Enfermagem do Centro Oeste em debater a profissão aqui no Centro Geodésico, especialmente por esse ser o maior congresso de Enfermagem da América Latina, tendo a presença de participantes do mundo todo.
Do ponto de vista de gestão, essa é uma grande oportunidade para o turismo de Mato Grosso e incentivo à economia local, já que o CBCENF tradicionalmente carrega mais de 6 mil participantes por ano, ocupando a rede hoteleira do estado anfitrião.
O Coren/MT solicitou, portanto, apoio do deputado estadual, tanto com foco na influência política na Casa de Leis de Mato Grosso, quanto vislumbrando um respaldo do Governo do Estado, tendo em vista que Bezerra é da base governista.
Bezerra demonstrou bastante interesse no evento, se surpreendeu com o formato (que abriga cerca de 6 mil pessoas ao mesmo tempo, divididas em auditórios no mesmo centro de convenções) e também acredita que um congresso desse irá movimentar positivamente a capital mato-grossense. O deputado colocou-se à disposição para mediar reuniões de parceria junto ao governo Taques.