02/09/2019

Dica cultural: Livro e exposição em Cordel sobre enfermagem

O produto viaja pela história da enfermagem, das profissões e suas personalidades – desde os tempos primórdios até a atualidade

“Neste cordel amostrou /Com a história na viagem / Derne início do cuidar / Da leiga enfermagem / Depois surge a profissão / Com a nova abordagem”. Esses são alguns versos do lançamento da cordelista e enfermeira Onã Silva, na obra “A Viagem em Cordel pela História da enfermagem”. O livro, que está organizado em 304 páginas e 7 capítulos, conta histórias sobre a rotina de profissionais da enfermagem.

O produto viaja pela história da enfermagem, das profissões e suas personalidades – desde os tempos primórdios até a atualidade. Como diferencial, o livro aborda práticas do cuidar e destaca personalidades da enfermagem brasileira e de outros países. “A profissão da enfermagem conta com histórias fantásticas que poderão ser vistas no livro. E teremos ainda cordéis em espanhol e uma diagramação exclusiva”, destaca Onã.

Além de lançar o livro, como enfermeira-cordelista, ela apresenta uma mensagem de saúde, visando conscientizar as pessoas sobre o ato de cuidar. “Apresento no livro uma visão do cuidar de forma cultural, utilizando a literatura de cordel, conforme as políticas públicas vigentes, que associam a prevenção, educação e cuidados à saúde relacionados aos aspectos culturais”, explica.

O cordel, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural Imaterial do Brasil atrai a Cordelista, de família Nordestina. “Eu amo escrever, ler, publicar e divulgar a literatura de cordel porque ela é uma linguagem popular, sonora, criativa que permite criar, divulgar e dialogar saberes, além de conquistar um público significativo. E são escassas as literaturas de cordel sobre as histórias de enfermagem”, pontua Silva.

A publicação do livro A Viagem Fantástica em Cordel pela História da Enfermagem foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC).

A escritora conhecida como Onã Silva, A Poetisa do Cuidar, é enfermeira, cordelista, agente literária, Presidente da Academia IPÊ e membro de academias literárias. Suas obras, incontáveis, englobam diversos gêneros literários (poesia, romance, quadrinhos, contos, literatura infantil, dentre outros), versando sobre temas distintos.

Além das obras literárias, Onã tem usado seu potencial artístico para produção de quadro-poemas. As poesias que ilustram os quadros são extraídas das obras de sua autoria. Em 2018, ela lançou a Exposição de Quadros-Poemas “Enfermagem: a mais bela poesia do cuidar”, que foi apresentada em vários espaços culturais do DF e de São Paulo.

Fonte: Jornal de Brasília




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117