13/11/2019

Encontro de Enfermagem Militar reúne forças nacionais e internacionais

As atividades militares no 22º CBCENF seguem durante todo o dia desta quarta-feira (13)

Militares se reúnem no encontro de Enfermagem militar durante o 22º CBCENF

A apresentação do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército deu início ao II Encontro Nacional e I Encontro Internacional de Enfermagem Militar, nesta terça-feira (12). O evento, organizado pela Comissão Nacional de Profissionais de Enfermagem Militares do Conselho Federal de Enfermagem (CONPEM/Cofen), contou com a presença de forças nacionais e internacionais na cerimônia de abertura.

Com o tema “Contextos militares: realizações e desafios para a Enfermagem”, as atividades visam promover um intercâmbio entre os militares. “Esse contato possibilita uma visão do contexto de outros estados e países através das experiências compartilhadas entre os profissionais”, afirma Wilton Patrício, conselheiro federal coordenador da CONPEM, acrescentando que a comissão tem percorrido diversas unidades de saúde e hospitais no Brasil.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, ressaltou que as atividades das forças armadas estão tendo grande destaque e reconhecimento pelos congressistas. “Para o Cofen é uma honra recebê-los, já fica o convite para participarem da próxima edição do congresso, em 2020”, finalizou.

Segundo a capitã de mar e guerra, Ana Beatriz Menezes, o maior desafio da Enfermagem Militar é a criação de espaço para a atuação da Enfermagem dentro das Forças Armadas.

Simulação de resgate realizado pelo Exército Brasileiro

Também estiveram presentes na abertura o coronel da Aeronáutica e o oficial Marinha portuguesas, Antonio Gomes e Jorge Pires, o sargento da Marinha francesa, Hery Bastien, o capitão Valentin Gonzales Alonso, da Espanha, o coronel Leite da Força Aérea Brasileira, especialista em resgate e sobrevivência, o capitão conselheiro federal, o conselheiro federal capitão, Ronaldo Beserra, e o tenente-coronel bombeiro, Gilson Hazsmann.

Simulação do Exército Como parte da programação, na manhã desta quarta-feira (12), o Exército apresentou uma simulação de resgate de vítimas com utilização do carro Guarani na área externa, que chamou a atenção de diversos congressistas.


Fonte: Ascom - Cofen



  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117