19/03/2022

Fiscalização do Coren-MT é homenageada durante XII Senafis

Após quatro dias de evento, o Conselho Regional foi reconhecido pelo trabalho realizado durante a pandemia.

Da esquerda para a direita: Maurício de Oliveira, Flaviana Pinheiro, Patrícia Vilela, Betânia Santos, Lígia Arfeli e Fábio Spanholo. | Foto: Coren-MT

Terminou nesta sexta-feira (18) o XII Seminário Nacional de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis), sediado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco. O evento reuniu representantes de todo o país para discutir os avanços no trabalho de vistoria do exercício profissional da Enfermagem. Integrantes do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) participaram do encontro e foram homenageados pela atuação da fiscalização durante a pandemia da Covid-19.

Entre os assuntos abordados durante ao Senafis foi o cenário pandêmico, que consequentemente provocou um aumento na demanda de trabalho dos fiscais. Segundo dados da Divisão de Fiscalização do Exercício Profissional (DFEP), nos anos de 2020 e 2021 os conselhos receberam 7.590 denúncias e 28.265 instituições e saúde foram inspecionadas. No total, mais de 2,5 milhões de profissionais foram alcançados pelo trabalho dos fiscais.

Para além dos desafios da pandemia, o evento também teve como objetivo promover uma atualização dos saberes que envolvem a atividade de fiscalização. Para a conselheira secretária do Coren-MT, Lígia Arfeli, o Seminário foi marcado pela motivação em fiscalizar o exercício profissional conforme a base legal, com criatividade e inovações de abordagens. “Entre as palestras fomos descobrindo novas formas de incentivar e orientar os profissionais da enfermagem”, afirmou.

Equipe Homenageada

Durante a programação do Seminário, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) homenageou os enfermeiros fiscais pelo trabalho realizado na pandemia. De acordo com Lígia, este foi um dos momentos mais emocionantes do evento, principalmente diante do trabalho de fiscalização realizado pelo Coren-MT.

“Esse é o reconhecimento de todo um trabalho desenvolvido durante a pandemia da Covid-19, mostrando a disposição do nosso regional em garantir o trabalho necessário, no momento certo, com qualidade, enfrentando todos os desafios e riscos que a pandemia nos impõe. Parabéns ao departamento e a todos os enfermeiros fiscais do Coren-MT”, finalizou a conselheira.

Em virtude do novo coronavírus, a tradicional premiação Fiscalize, que ocorria durante o evento, foi adiada para o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), programado para Setembro, na cidade de Fortaleza. O prêmio é destinado a reconhecer e incentivar trabalhos inovadores e que aperfeiçoem o processo fiscalizatório.

Além de Lígia, também estavam representando o Coren-MT, a coordenadora de fiscalização, Patrícia Vilela, a chefe do setor de exercício profissional, Flaviana Pinheiro, e os enfermeiros fiscais, Fábio Spanholo e Maurício de Oliveira.

Fonte: Ascom / Coren-MT




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen
Open chat
Setor Financeiro