15/03/2022

Fiscalização do Coren-MT participa do XII Senafis; evento será transmitido no Cofenplay

O evento reúne representantes de todo o país para discutir os avanços na vistoria do exercício profissional da Enfermagem.

Começa nesta terça-feira (15) o XII Seminário Nacional de Fiscalização dos Conselhos de Enfermagem (Senafis), na cidade de Ipojuca, em Pernambuco. O evento reúne representantes de todo o país para discutir os avanços no trabalho de vistoria do exercício profissional da Enfermagem. O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) estará presente para acompanhar toda a programação e atualizar as ações já praticadas no estado. 

Os representantes do Coren-MT desembarcaram nesta terça-feira no local do evento. | Foto: Coren-MT

A programação inclui uma retrospectiva dos problemas enfrentados na pandemia e temas como gestão, fiscalização e aspectos jurídicos, além da melhoria e troca de experiências no processo de fiscalização. Vão participar do evento a conselheira Secretária, Lígia Arfeli, a coordenadora de Fiscalização, Patrícia Vilela, a chefe do setor de Exercício Profissional, Flaviana Pinheiro, e os enfermeiros fiscais Fábio Spanholo e Maurício de Oliveira. 

De acordo com Lígia, a participação do Coren-MT no evento garante um aperfeiçoamento e modernização das ações de fiscalização do Conselho. “Viemos com o intuito de modernizar e tornar o processo fiscalizatório dinâmico e eficiente. Diante desse novo cenário mundial, ainda pandêmico, buscamos também encontrar novas formas de incentivar a conduta ética dos profissionais, garantindo uma assistência segura e de qualidade”, disse. 

Na avaliação da conselheira Secretária, o encontro também propõe uma universalização dos conhecimentos sobre o ato de fiscalizar. “O Senafis nos proporciona a universalização do conhecimento sobre o ato de fiscalizar a enfermagem, principalmente diante das diferentes realidades do exercício profissional no Brasil. Com a participação dos nossos fiscais, vamos discutir melhorias no trabalho da fiscalização para que todo o estado tenha um amparo quanto ao bom funcionamento das práticas da Enfermagem”, finalizou. 

Transmissão no Cofenplay

O evento segue até o dia 18 de março com painéis, mesas e palestras. Toda a programação será transmitida pelo aplicativo Cofenplay. As palestras estarão em destaque no aplicativo na aba “cursos” e a emissão do certificado para quem assistiu na multiplataforma CofenPlay será disponibilizado para o usuário.

Para a presidente do Cofen, Betânia Santos, a disponibilização das palestras no aplicativo vai proporcionar maior transparência das ações do Conselho Federal. “A transmissão ao vivo amplia a transparência e alcance, permitindo que os profissionais de todo o Brasil acompanhem as palestras e debates” , afirmou. 

Voltada para profissionais de Enfermagem devidamente registrados nos Conselhos Regionais, a multiplataforma reúne serviços, notícias e entretenimento de forma prática e rápida, facilitando o acesso dos usuários aos serviços disponibilizados pelo Cofen. 

Além do seminário, o aplicativo oferece acesso diário a jornais, revistas científicas, livros, podcasts e vários outros benefícios de forma gratuita. Está disponível para computadores, celulares e tablets através da loja de aplicativos IOS e Android.

 

PROGRAMAÇÃO DO 12º SENAFIS:

15/03/2022, terça–feira:

15h00 – Cerimônia de abertura – Presidente do Cofen Dra. Betânia Maria dos Santos, Presidente do Coren–PE Dr. José Gilmar Costa de Souza Júnior, Chefe DGEP Dra. Heloísa Helena Oliveira da Silva e Coordenador da CTFIS Dr. Walkírio Costa Almeida.

16h00 às 17h30 – Palestra: O Poder de Polícia dos Conselhos de Fiscalização – Dr. Jaques Fernando Reolon; Moderador – Conselheiro Federal Dr. Wilton José Patrício.

16/03/2022, quarta–feira:

09h00 às 10h00 – Palestra: Fiscalização do exercício profissional na perspectiva da gestão do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. – Presidente do Coren–RO Dr. Manoel Carlos Neri da Silva; Moderador – Conselheiro Federal Dr. Gilney Guerra de Medeiros.

10h15 às 12h00 – Palestra: Contribuições da fiscalização na vigência da pandemia para a valorização dos profissionais de enfermagem – Conselheiro Federal Dr. Daniel Menezes de Souza. Moderador – Conselheira Federal Dra. Lisandra Caixeta de Aquino.

13h30 às 15h00 – Mesa Redonda: Fiscalização na Atenção Primária: desafios e diretrizes – Dr. Ricardo Siqueira e Dr. Walkírio Almeida; Moderador: Conselheira Federal Dra. Sílvia Maria Neri Piedade.

15h30 às 17h00 – Palestra: Contribuições da Gestão de Qualidade, de Risco e de Segurança do Paciente para Fiscalização do Exercício Profissional da Enfermagem. – Dr. Cláudio Porto; Moderadora: Conselheira Federal Dra. Helga Regina Bresciane.

17/03/2022, quinta–feira:

9h00 às 10h30 – Palestra: Normatização do Cofen sobre a Assistência de Enfermagem no âmbito da Urgência e Emergência – Dr. Eduardo Fernando de Souza: – Coordenador do CONUE; Moderador – Conselheiro Federal Dr. Oswaldo Albuquerque.

10h45 às 12h00 – Conferência: Liderança em 5 Atos: Comunicação, Processos e Conflitos. – Prof. Fabrizio Rosso; Moderador – Conselheiro Federal Dr. Leocarlos Cartaxo.

13h30 às 15h00 – Mesa Redonda: Diagnóstico da Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais em tempos de pandemia – Dr. Sandro André da Silva Presidente Coren–AM e Dr. Walkírio da Costa Almeida – Coordenador da CTFIS e Dra. Heloisa Helena Chefe DFEP; Moderador – Presidente do Coren–PE Dr. José Gilmar Costa Souza Junior.

15h30 às 17h00 – Palestra: Trabalho em equipe, Disciplina e Liderança – Tenente Pedro Aihara; Moderador – Vice–Presidente do Cofen Dr. Antonio Marcos Freire Gomes.

18/03/2022, sexta–feira:

8h30 às 11h30 – Oficina: Relatório conclusivo como instrumento de eficiência da fiscalização; CTFIS e PROGER do Cofen.

13h30 – Encerramento.

 

Fonte: Ascom / Coren-MT (com informações do Cofen)




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen
Open chat
Setor Financeiro