- Conselho Regional de Enfermagem do Mato Grosso - http://mt.corens.portalcofen.gov.br -

Inscrições para mestrado Cofen/Capes em MT encerram nesta sexta-feira (14)

A Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Câmpus do Araguaia, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas até o dia 14 de janeiro  para o Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia. Ao todo são ofertadas dez vagas, e as inscrições serão realizadas on-line pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA) da UFPB [1].

Com foco no eixo estratégico Gestão em Enfermagem,  poderão se inscrever somente profissionais com graduação em enfermagem, registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT). Além disso, o candidato deve ter vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal do Estado de Mato Grosso e, também, nas instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.

Dentre as exigências da seleção é necessário que a proposta de pesquisa esteja  vinculada à Gerontologia como área de concentração com temas centrados em uma das duas Linhas de Pesquisa do Programa: Envelhecimento e Tecnologias Inovadoras para o Cuidado à Pessoa Idosa; Políticas e Práticas na Atenção à Saúde e Envelhecimento, em atendimento ao seu serviço (local de trabalho).

Das dez vagas, duas são reservadas aos candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência, segundo a Resolução CONSEPE/UFPB Nº 58/2016.

O resultado da homologação das inscrições será publicado no dia 18 de janeiro, e as propostas de pesquisa aprovadas serão divulgadas no dia 15 de fevereiro. As entrevistas ocorrerão exclusivamente via Google Meet e acontecerão na semana de 21 a 25 de fevereiro.

Parceria Cofen e Capes 

O Cofen já iniciou diálogo com a Capes/MEC para formalização de novo Acordo de Cooperação Técnica visando a oferta de 500 novas vagas, com inserção de novas linhas de pesquisa, a exemplo da Enfermagem de Práticas Avançadas (EPA).

Nesta etapa do Profen CAPES/Cofen, as universidades selecionadas vão oferecer vagas fora de sede, em regiões onde não há mestrado profissional, e vagas sede, nos próprios programas já existentes. As vagas são 100% financiadas pelo Cofen.

Acesse a íntegra do edital [2].

 

Fonte: Ascom/Cofen e Ascom/UFMT