14/07/2021

Julho Amarelo traz webinar sobre a prevenção das Hepatites virais

O webinar faz parte das ações em homenagem ao julho Amarelo, mês oficial da luta contra as Hepatites virais.

O Programa Nacional de Hepatites Virais (PNHV) realizará, no próximo 20 de julho (terça-feira), o webinar “A Enfermagem e a Eliminação das Hepatites Virais”. O evento propõe novos diálogos e o fortalecimento da prevenção às Hepatites A, B, C, D e E aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, além de diretores de serviços e unidades de saúde, gestores locais, municipais e estaduais envolvidos nos Programas de Prevenção e Controle das Hepatites Virais, assim como estudantes e demais interessados no tema.

O webinar faz parte das ações realizadas pelo Ministério da Saúde em homenagem ao julho Amarelo, mês oficial da luta contra as Hepatites virais. O enfermeiro Vencelau Pantoja, da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS/Cofen) abrirá as discussões com as “Estratégias para fortalecer a proposta da eliminação das hepatites virais no âmbito do Cofen e do Coren”, com realização prevista das 14h às 16hrs.

O evento conta também dos enfermeiros Aline da Silva e Elton de Almeida, consultores técnicos do Ministério da Saúde; Tatiane Lobato, do Centro de Referência Estadual para Tratamento das Doenças do Fígado e da médica Márcia Iasi, responsável pelo Ambulatório da Hepatologia de Ilhabela e Litoral Norte de São Paulo.

No Brasil, a campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, com data comemorativa em 28/07 voltada a conscientização, prevenção e controle das Hepatites virais em todo o território nacional. De acordo com a Nota Técnica nº 369/2020 do Cofen, o profissional de enfermagem possui um papel essencial no diagnóstico das Hepatites virais, com respaldo legal para executar testes rápidos e dar encaminhamento aos pacientes para o tratamento seguro. “Esse tipo de atuação vai de encontro com a política de práticas avançadas, onde o enfermeiro terá a liberdade de prescrever medicamentos para tratar as Hepatites virais”, explica o enfermeiro Vencelau Pantoja.

As Hepatites A, B e C são as mais comuns, atualmente. A Hepatite D também ocorre no Brasil, com menor frequência, associada a condições sociais da população. Os vírus causadores das Hepatites são responsáveis pelo processo de inflamação do fígado, que podem agravar com uso de medicamentos, álcool, drogas ou ainda doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. A prevenção é feita por meio da vacinação, disponível nos principais postos de vacinação do Sistema Único de Saúde.

Os interessados em participar do Webinar devem acessar o link webinar.aids.gov.br para efetuar cadastro prévio.

Fonte: Ascom Cofen




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen