25/09/2015

Mato Grosso é destaque no 18º CBCENF

    A 18ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos

 

100_0027

Comitiva do Coren Mato Grosso concentrada antes da abertura do 18º CBCENF

 

A 18ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem foi realizada em João Pessoa (PB), mas Mato Grosso teve seu destaque por vários motivos. Não só a alegria e pró-atividade da comitiva do Coren/MT chamaram a atenção, mas grandes pontos – como a coordenação científica do evento ter sido “mato-grossense” e a possibilidade de o Estado ser a sede do 19º CBCENF.

100_0076

Bandeirolas coloridas encantaram a Feira de Exposições – vista do estande do Cofen

O 18º CBCENF ocorreu na semana passada (15 a 18 de setembro), no Centro de Convenções de João Pessoa, um espaço novo, que encantou a todos com sua estrutura e possibilidades de uso. Os organizadores montaram a feira de exposição como um charmoso centro histórico da capital paraibana.

Mas, claro, o grande destaque da edição do congresso foi a programação científica que, segundo avaliou o plenário do Conselho Federal de Enfermagem (organizador do evento), foi um sucesso (leia mais aqui). O tema “Desafios Emergentes da Enfermagem Brasileira” permitiu abordar um grande leque de temas, sempre focando no futuro da profissão. O CBCENF teve participação efetiva de mais de 6 mil congressistas.

Auditórios lotados - foto do lançamento da Pesquisa Perfil da Enfermagem - recorte PB

Auditórios lotados – foto do lançamento da Pesquisa Perfil da Enfermagem – recorte PB

Ex-conselheiro do Coren/MT é coordenador geral da comissão científica

Motivo de grande orgulho para o Coren Mato Grosso foi a escolha da coordenação científica do 18º CBCENF: Leocarlos Cartaxo Moreira. O nosso querido Leo esteve conselheiro regional aqui da autarquia até abril deste 2015. Foi eleito para a gestão 2012-2014, no cargo de diretor tesoureiro e reeleito para a gestão 2015-2017.

Mas Leo foi convidado para compor a chapa do Cofen enquanto conselheiro suplente, aceitou ao convite, renunciou o cargo no Coren/MT e a chapa de Manoel Neri foi eleita.

Coordenador científico do CBCENF, Leocarlos Cartaxo, ao lado do presidente do Coren/MT, Eleonor Raimundo

Coordenador científico do CBCENF, Leocarlos Cartaxo, ao lado do presidente do Coren/MT, Eleonor Raimundo

Leocarlos é paraibano, morador de Mato Grosso há anos, muito resolutivo, professor doutor, amado por tantos, grande formador de enfermeiros no Estado e teve seu talento reconhecido pelo Cofen a partir do trabalho primoroso que desenvolveu nacionalmente junto à Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil.

Em seguida, Leo recebeu o grande desafio de coordenar a parte científica do CBCENF, ao lado de excelentes nomes, e foi muito elogiado pelo trabalho. “Podemos afirmar com segurança que a diversidade de temas contemplou esta edição de CBCENF como a mais rica e completa da nossa história”, declarou, orgulhoso, o coordenador.

Comitiva do Coren Mato Grosso tem participação expressiva

MG_5409-1024x682A abertura do CBCENF é sempre um momento de grande emoção. A comitiva do Coren/MT (formada por conselheiros, funcionários, convidados e Anjos da Enfermagem) levou sua alegria, buscou estampar a fauna mato-grossense no peito e, ao som de “É Bem Mato Grosso” de Pescuma, Henrique e Claudinho, carregou a bandeira do Estado. A beleza do siriri também foi exposta por dois casais de colaboradores da autarquia, com as flores características das vestimentas e a forte cor laranja.

100_0067

Estande do Coren/MT durante distribuição de brindes.

Os congressistas de todo país puderam conhecer um pouco do Estado por meio de fotos de nossas belezas naturais e culturais, expostas em nosso estande e por meio da distribuição do furrundu (doce mato-grossense feito com mamão verde, rapadura e gengibre) e da bebida do guaraná ralado (energética).

A fiscal Cintia de Paula coordenando e-pôster

A fiscal Cintia de Paula coordenando e-pôster

A comitiva também teve participação direta nas reuniões setoriais, os profissionais de enfermagem do grupo aproveitaram a oportunidade para se qualificar, mas a atividade de maior destaque foi os E-pôsteres. O conselheiro Vagner Ferreira do Nascimento apresentou dois trabalhos nessa categoria e tivemos como coordenadores das atividades/avaliadores a conselheira Solange da Silva Lima, a chefe do Departamento de Fiscalização Flaviana Alves dos Santos Pinheiro e os fiscais do Coren/MT Carlito Sergio Augusto, Cintia Ribeiro de Paula, Edilanne Tomaselli de Oliveira Eubank e Patrícia Costa Oliveira Vilela.

Por indicação do Coren Mato Grosso, o enfermeiro Elias Marcelino da Rocha, de Barra do Garças, também atuou ativamente na parte científica do 18º CBCENF: como coordenador de comunicações coordenadas e como membro da mesa redonda “Saúde do Homem no Sistema Único de Saúde: construindo uma rede de cuidado”.

Anjos da Enfermagem, Enfermagem Militar e Anaten

O militar e conselheiro Celso Aguiar representou o Coren/MT na programação, assim como a conselheira de nível médio Eroisa Schaustz acompanhou

O militar e conselheiro Celso Aguiar representou o Coren/MT na programação, assim como a conselheira de nível médio Eroisa Schaustz acompanhou o Anaten

Membros da comitiva do Coren Mato Grosso também tiveram importante participação em atividades paralelas realizadas no congresso.

A conselheira secretária do Coren, Marilza Helena Rodrigues Viana, que também é coordenadora regional dos Anjos da Enfermagem Mato Grosso, acompanhou diretamente as atividades do Instituto Anjos da Enfermagem durante o CBCENF. Além disso, acadêmicos de Mato Grosso voluntários no projeto aqui no Estado apresentaram relatos de experiências nas comunicações coordenadas.

O conselheiro tesoureiro, Celso Monteiro de Aguiar, que é técnico de enfermagem militar, participou do Encontro Nacional dos Profissionais de Enfermagem Militares.

E conselheiros e funcionária do conselho participaram do Encontro Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Anaten), cuja principal bandeira é incluir os quadros II e III nas gestões do Cofen.

Mato-grossense é homenageada

A homenageada de MT, Francília, recebendo o certificado do mato-grossense de coração, Leocarlos Cartaxo

A homenageada de MT, Francília Rodrigues, recebendo o certificado do mato-grossense de coração, Leocarlos Cartaxo

Conselheiros do Coren/MT acompanham importante momento

Conselheiros do Coren/MT acompanham importante momento

A enfermeira Francilia Rodrigues, de Rondonópolis, foi a indicada pelo Coren/MT a receber, em nome de Mato Grosso, o Prêmio Anna Nery 2015. Além do sorriso cativante da enfermeira, que conquista a todos que se aproximam, Francilia é grande pioneira da Enfermagem no Interior do Estado. E esse foi o olhar da atual gestão: homenagear algum profissional que fez a diferença longe da capital.

Francilia trabalha no Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis e sua carreira tem destaque na saúde pública. Deu grande incentivo às Unidades de Saúde da Família na região e coordenou alguns projetos.

A homenageada por Mato Grosso carrega mais dois orgulhos, segundo ela mesma: ser mulher e ser negra.

Cuiabá pode ser a próxima sede do CBCENF

Apesar da organização prévia elaborada pela diretoria do Coren/MT, uma notícia surpreendeu a todos no encerramento do 18º CBCENF: Cuiabá é principal candidata para sediar o CBCENF em 2016, conforme anúncio do presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva.

Reunião entre Coren/MT, Cofen e entidades apoiadoras

Reunião entre Coren/MT, Cofen e entidades apoiadoras

Cuiabá, ao se preparar para a Copa, passou a preencher quesitos necessários para sediar um CBCENF, como leitos em hotéis e estrutura na cidade.

O desafio agora é demonstrar que comporta o evento em um centro de convenções.

E o Centro de Eventos do Pantanal, ao lado da Fundação Pantanal Convention and Visitors Bureau, garantem que é possível fazer adequações para trazer o evento para Mato Grosso e para seu público de mais de cinco mil participantes.

Tudo surgiu a partir da procura das duas instituições ao Coren/MT, que acolheu a ideia. Em seguida, o presidente do Coren, Eleonor Raimundo da Silva, intermediou uma reunião junto ao Cofen, durante o CBCENF, na semana passada, que foi muito produtiva.

Os próximos passos são apresentar um projeto ao Conselho Federal.

Se o 19º CBCENF for realizado em Cuiabá, será a primeira vez que a região Centro Oeste irá abrigar o evento, facilitando o acesso de todos, especialmente da comunidade de Enfermagem central do país.




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117