31/07/2018

Norte Araguaia: melhoria nas práticas é resultado da fiscalização

Região está entre os locais mais longínquos visitados pelo Defis

Com uma equipe de cinco Enfermeiros Fiscais, o Departamento de Fiscalização do Coren Mato Grosso (Defis) se desdobra para percorrer o Estado a fim de  disciplinar o exercício profissional por meio de inspeções sobre o cumprimento da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, do Código de Ética e das demais normas regulamentadoras da profissão, e oferecer orientação aos profissionais de enfermagem sobre boas práticas.

No município de Santa Cruz do Xingu, a 1.250 km de Cuiabá, a inspeção de retorno percorreu os serviços de pronto atendimento e as Unidades de Saúde da Família (USF) urbanas e, em São José do Xingu (950 km de Cuiabá), além destes também foi vistoriada também a USF rural.

A inspeção constatou que já foram eliminadas práticas irregulares como a prescrição médica à distância, o transporte de paciente por técnicos de enfermagem sem a supervisão do enfermeiro e a realização de serviços não pertinentes ao profissional de enfermagem, como a  lavagem de ouvido.  Estas e outras irregularidades haviam sido apontadas em inspeção anterior realizada em 2017 junto a nove pronto atendimentos, seis USFs rurais e sete urbanas.

A região conhecida como Norte Araguaia, está entre os locais mais longínquos visitados pelo Defis, sendo o trajeto percorrido composto por cerca de 270 km de estrada de chão.  Além de fiscalizar, cumpre-se também um papel educativo. “Buscamos dialogar com as equipes, levantando demandas que possam ser atendidas pelo conselho e repassando orientações sobre boas práticas, pois há muita desinformação”, explicou a chefe da fiscalização, Flaviana Pinheiro.




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117