01/08/2018

Novo curso de incentivo ao aleitamento materno

Curso traz propostas de ações de promoção, proteção e incentivo

O Ministério da Saúde lançou a mais nova campanha de incentivo à amamentação, marcando o início da Semana Mundial da Amamentação, que vai de 1º a 7 de agosto. Atenta a esta ação, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – integrante da Rede UNA-SUS – também lançou o seu mais novo curso de Promoção do aleitamento materno na Atenção Básica.

Conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a iniciativa reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos e de forma exclusiva até os seis meses de vida – uma estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição, constituindo a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil.

O curso é livre, gratuito, totalmente autoinstrucional e tem início imediato. As inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro de 2018.

Com carga horária de 30h, a oferta apresenta as políticas públicas e os marcos legais que protegem e promovem o aleitamento materno, destacando a importância e os benefícios da amamentação para a mãe, a criança, a família e a sociedade.

A ideia é estimular que o profissional de saúde seja um incentivador do aleitamento materno e instrumentalizá-lo ainda mais para o acompanhamento desse processo durante o crescimento e desenvolvimento dos bebês, tanto em atendimentos individuais quanto em visitas domiciliares, além de orientar as mulheres e seus familiares quanto aos serviços e grupos de apoio à amamentação, fortalecendo a rede de apoio à lactação.

Para isso, o curso traz propostas de ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno para serem realizadas por todos os profissionais da Atenção Básica, ESF e NASF. Também são abordadas as mais recentes evidências científicas, com a finalidade de desconstruir mitos e construir verdades, e possibilitar que toda a equipe de saúde seja promotora do aleitamento materno no processo de trabalho desenvolvido diariamente.

Para saber mais sobre esse e outros cursos da rede UNA-SUS, acesse o link: www.unasus.gov.br/cursos.

Fonte: Ascom SE/UNA-SUS




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117