11/10/2013

Núcleo Mato Grosso dos Anjos da Enfermagem recebe premiação máxima

Os Anjos da Enfermagem – Núcleo Mato Grosso receberão dois
Os seis 'anjos' de Mato Grosso e a coordenadora estadual, durante o 16º CBCENF

Os seis ‘anjos’ de Mato Grosso e a coordenadora estadual, durante o 16º CBCENF

Os Anjos da Enfermagem – Núcleo Mato Grosso receberão dois dos três prêmios oferecidos pelo Instituto Nacional Anjos da Enfermagem aos núcleos estaduais por sua atuação nos últimos 12 meses.

A primeira premiação é a de “Melhor Coordenador Local”, que será formalmente concedida à coordenadora do Núcleo Mato Grosso, a também conselheira secretária do Coren/MT, Marilza Helena Rodrigues Viana. Segundo avaliação do Instituto, a coordenadora Marilza foi a mais dedicada ao projeto e que trouxe maior desenvolvimento de um grupo local durante o último ano.

A segunda premiação é sobre o trabalho do núcleo estadual e o Núcleo Mato Grosso receberá o prêmio “Diamante”. Este prêmio jamais foi entregue em todos os 10 anos do Instituto. Além desse, são entregues prêmios ‘Ouro’, ‘Prata’ e ‘Bronze’ e pode haver empate entre os estados. De acordo com a análise do Instituto, o único núcleo do país a conseguir desenvolver todas as atividades propostas, como campanha de higiene, comemorações em datas especiais, etc. foi Mato Grosso.

A escolha de cada premiado se dá por uma tabela objetiva, em que se atribui pontuações a vários quesitos. A premiação de “Melhor Coordenador Local” é concedida ao com maior pontuação. A qualificação, todavia, de núcleo estadual atende a faixas de pontuação. É por esse motivo que, mesmo sendo o primeiro, é possível não atingir a qualificação ‘Diamante’ ou ter empate em determinada categoria, como ‘Ouro’ e ‘Prata’.

O terceiro prêmio é concedido ao ‘Melhor Conselho Apoiador’ e destaca o Coren que mais incentivou o programa no Estado. Mato Grosso ficou entre os destaques.

O anúncio dos vencedores foi feito durante o encerramento do 16º CBCENF, em Vitória (ES), no último dia 05 de outubro. No entanto, a entrega dos prêmios será em janeiro de 2014, no Cariri (CE), município-sede do Instituto Anjos da Enfermagem, onde o programa nasceu, para disseminar para o país todo.

Anjos MT com membros do Cofen, do Coren/MT e de outros conselhos

Anjos MT com membros do Cofen, do Coren/MT e de outros conselhos

 

Sobre o Programa Anjos da Enfermagem

O Instituto Anjos da Enfermagem completou 10 anos neste 2013. Surgiu timidamente na região do Cariri, no Ceará, de um projeto de visitas a crianças com câncer, com o objetivo de minimizar a dor dos pequeninos. Hoje, o programa tem um vasto leque de atividades, que inclui, além de brincar com crianças hospitalizadas, campanhas de higiene, de vacinação, visitas a outras entidades de atendimento infantil, etc. Tudo respeitando o método de “educar por meio do lúdico”.

Hoje os Anjos da Enfermagem estão instalados em 17 estados, sempre sob a coordenação do Coren da região, a partir de uma parceria firmada entre o Sistema Cofen/Conselhos Regionais e o Instituto Nacional.

O Programa tem identidade visual específica e políticas bem estabelecidas e o Instituto Nacional treina cada núcleo para seguir a mesma linha implantada e coordenada pela diretoria nacional, sempre com foco na criança.

Cada núcleo estadual é composto por ao menos um coordenador estadual escolhido pelo Coren – necessariamente enfermeiro, um coordenador local – necessariamente enfermeiro professor da instituição de ensino parceira, e acadêmicos de enfermagem voluntários, cuja contrapartida é a contagem de horas correspondentes a estágio supervisionado.

Atualmente, os Anjos da Enfermagem são o maior programa de responsabilidade social da profissão.

DSC06831

Anjos MT comandando a diversão da plateia no encerramento do 16º CBCENF




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117