11/10/2012

OUTUBRO ROSA: Coren adere à campanha de combate ao câncer de mama

Vestidos de vários tons de cor-de-rosa, funcionários e conselheiros do Coren/MT aderiram hoje (11/10) à campanha “Outubro Rosa”, promovid ...

DSC01754Vestidos de vários tons de cor-de-rosa, funcionários e conselheiros do Coren/MT aderiram hoje (11/10) à campanha “Outubro Rosa”, promovida em Mato Grosso pela Associação MTmamma – Amigos do peito, que busca, durante todo o mês de outubro, conscientizar a população da importância de diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Para marcar o início da campanha na Sede e nas subseções, todo o Coren foi decorado com elementos cor-de-rosa e uma pequena palestra foi proferida pelas enfermeiras Talita Luana Bueno Ferreira Alves e Maria Elizabeth Bueno Ferreira, voluntárias da associação, para os funcionários do Conselho e inscritos em atendimento na ocasião.

A enfermeira voluntária explicou que não há prevenção para o câncer de mama, mas que quanto mais cedo se diagnosticar a doença, maiores são as chances de cura. Ressaltou também a importância de todos se envolverem com a causa, apoiando a paciente, incentivando o tratamento, porque o câncer de mama atinge, principalmente, a auto-estima da acometida, já que mexe com dois símbolos da feminilidade: os seios e o cabelo. Nesse sentido, Talita explicou que a cor do movimento – o rosa – foi escolhida para lembrar que quem enfrenta a enfermidade precisa de muito carinho e apoio dos que a cercam.

Segundo a voluntária, todo ano são detectados cerca de 600 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso. Apesar de a doença atingir em sua maioria as mulheres, é necessário informar que os homens também podem manifestar a doença: 1% dos casos deste tipo de câncer acometem os garotos.

O tesoureiro do Coren, Leocarlos Cartaxo da Silva, externou sobre a importância de todos – homens e mulheres – se envolverem na causa, diante da relevância da campanha e da necessidade de assitir as acometidas pela doença. Destacou também que, especialmente, os profissionais de saúde devem participar atividamente em prol da divulgação do combate do câncer de mama.

O presidente do Coren, Eleonor Raimundo da Silva, parabenizou a iniciativa dos funcionários e afirmou que o ‘Outubro Rosa’ entrará na programação de eventos do Conselho em 2013, a fim de ampliar a divulgação e atingir grande número de inscritos.

Detecção Precoce

Quando o câncer de mama e diagnosticado e tratado precocemente, as chances de sobrevivência são maiores. As mulheres podem ter participação ativa na detecção precoce do câncer de mama ao realizarem avaliações regulares com mamografias, exames clínicos da mama ou, até mesmo, o auto-exame da mama.

A mamografia, um tipo especial de radiografia, é a melhor ferramenta disponível para detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo do surgimento de sintomas, e é usada como método de screening. O Instituto Nacional do Câncer (do Brasil e dos Estados Unidos) recomenda que mulheres acima dos quarenta anos realizem mamografias regularmente a cada 1 ou 2 anos.

As mulheres devem conversar com seu médico sobre os fatores de risco para o câncer de mama. Mulheres de qualquer idade, que tenham risco aumentado para esta doença, devem perguntar ao seu médico quando começar e com que regularidade devem realizar mamografias.

Algumas mulheres realizam auto-exame da mama mensalmente para checar qualquer alteração em suas mamas. Quando se faz o auto-exame, é importante lembrar que as mamas de cada mulher são diferentes e que as alterações podem ocorrer devido à idade, ao ciclo menstrual, gravidez, menopausa, ou com a utilização de pílulas anticoncepcionais ou outros hormônios. Normalmente as mamas são um pouco granulosas e desiguais. É também comum que as mamas das mulheres estejam ingurgitadas e sensíveis um pouco antes ou durante o período menstrual. Deve-se lembrar que um auto-exame mensal não substitui a mamografia de triagem regular ou os exames clínicos da mama realizados por um profissional da saúde em mulheres acima de quarenta anos.

O MTMamma

A Associação MTmamma – Amigos do peito é uma entidade filantrópica instituída em 2009, que assiste, atualmente, 90 mulheres acometidas pelo câncer de mama.

A organização oferece diversos serviços às assistidas: apoio psicológico, terapia ocupacional, artesanato, atividades físicas, palestras, coral, assessoria jurídica, entre outras ações com foco a contribuir com a difícil luta contra o câncer.

A entidade não recebe recursos governamentais e se mantém pela venda de produtos com a temática ‘câncer de mama’, produzidos pelos voluntários e pelas assistidas.

Durante todo o mês de outubro, a instituição promove ações de conscientização da detecção precoce no Estado, por meio de palestra em diversos pontos, distribuição de materiais de divulgação e orientação sobre o auto-exame.

Até o fim do mês, o grupo atenderá aos visitantes do Shopping Pantanal, em Cuiabá, num estande especialmente montado para o ‘Outubro Rosa’.

Quem quiser contribuir – seja com o trabalho, seja com doações, basta manter contato com o Mtmamma: (65) 3052-8758 e (65) 9694-5272.


Fonte: Coren/MT com MTmamma



  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117

O Coren-MT informa que a subseção de Tangará da Serra não terá  atendimento ao público a partir desta sexta-feira (21), retornando ao normal no dia 02 de março (segunda-feira). Confira mais informações em nosso site, clicando aqui