21/10/2021

Palestra mobiliza alunos de Enfermagem para debater atuação em parto domiciliar

A troca foi mediada pela subseção do Coren-MT em Rondonópolis e contou com a participação de alunos do oitavo semestre.

Na última segunda-feira (18) o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) realizou uma palestra para os alunos do oitavo semestre do curso de Enfermagem da Unic, em Rondonópolis (219 km de Cuiabá). A ação foi mediada pela Enfermeira fiscal Cíntia Ribeiro e abordou os aspectos éticos e legais do parto domiciliar. O convite partiu do conselheiro e professor Enf. Vinício de Mello Bergamo e proporcionou momentos de troca de conhecimento entre o Conselho e as futuros profissionais. 

Por conta da pandemia da Covid-19 os estudantes seguem os estudos de forma híbrida. | Foto: Coren-MT

Além de compartilhar informações sobre a legislação que respalda a atuação na assistência durante o parto domiciliar, a palestra também serviu como forma de apresentar o Coren-MT e apontar quais são suas competências legais. Durante o diálogo, as estudantes também puderam compreender de que forma este tipo de assistência pode ser visto como um meio de empreendedorismo na área da Enfermagem

Segundo Cíntia, a atuação do Conselho junto das unidades formadoras é fundamental para que o profissional possa ser introduzido aos detalhes da legislação que rege uma profissão carregada de história. “É importante a presença do Conselho nas unidades formadoras de profissionais da Enfermagem, já que assim podemos levar para eles um entendimento sobre as competências da instituição”, disse. 

Ainda de acordo com a Enf. fiscal, a palestra foi uma oportunidade de apresentar a diversidade de especialidades e campos de atuação na Enfermagem. “É uma forma de mostrar também a diversidade de especialidades que temos na nossa área e como os profissionais da Enfermagem podem atuar num ambiente não hospitalar de forma segura, legal, autónoma e com possibilidade de empreender”, finalizou. 

A ação mobilizou não só os estudantes que estavam presencialmente em sala de aula, como também a turma que acompanhou de forma remota, por meio de uma transmissão ao vivo. Durante toda a palestras foram feitas explicações sobre o parecer Nº 003/2019/CNSM/COFEN, que regulamenta a assistência dos profissionais da enfermagem durante os partos. 

 

 

Fonte: Coren-MT




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen