Parabéns, Profissional de Enfermagem
Hoje (12 de maio) é o Dia Mundial do Enfermeiro, dia que marca o início da Semana de Enfermagem, que se encerra, em todo Brasil, no dia 20 de maio. Os dias desta semana são destinados a homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na educação e na prevenção de doenças.
Atualmente, há mais de 1,3 milhões desses profissionais no país, sendo cerca de 16 mil em Mato Grosso. Além das merecidas homenagens, a semana é marcada por encontros, eventos de aprimoramento, geralmente conduzidos pela Associação Brasileira de Enfermagem – entidade responsável, justamente, por promover capacitação e por refletir a profissão.
Este ano, em Cuiabá, a Semana Brasileira de Enfermagem está sendo realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, entre os dias 11 e 13 de maior, com o apoio do COREN e de outras instituições que entendem a importância da Enfermagem para a sociedade.
Os dias escolhidos para comemorar a Semana de Enfermagem (12 e 20 de maio) não são aleatórios. Doze de maio foi escolhido como o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência à data de nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.
Vinte de maio foi instituído pelo COFEN como o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, pois essa foi a data em que morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.
A Enfermagem
Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar a cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do Estado. Por esses motivos, a profissão é ciência, é técnica e em função da atuação dos conselhos, exige-se que seja desempenhada com ética. Estudiosos entendem a Enfermagem, ainda, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir, acalentar, acompanhar.
A classe já conta com mais de 1,3 milhões de profissionais em todo o país, divididos em atendentes e parteiras (nível elementar), auxiliares de enfermagem (nível médio), técnico de enfermagem (nível técnico) e enfermeiro (nível superior), de acordo com a complexidade das ações.
A enfermagem é a responsável pelo bem-estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família.
Fonte: Coren/MT
Veja Mais
- 24/02/2021 14:49
Cofen divulga orientações sobre vacinação contra a covid-19 - 22/02/2021 16:33
Cofen assina Carta Aberta em Defesa das PICs no SUS - 22/02/2021 16:00
ImunizaSUS: 94 mil vagas abertas quem atua nas ações de imunização - 22/02/2021 15:43
Cofen pede que preparação da vacina seja feita na presença do paciente - 18/02/2021 17:30
OMS autoriza uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca