12/05/2011

Parabéns, Profissional de Enfermagem

Hoje (12 de maio) é o Dia Mundial do Enfermeiro.

Hoje (12 de maio) é o Dia Mundial do Enfermeiro, dia que marca o início da Semana de Enfermagem, que se encerra, em todo Brasil, no dia 20 de maio. Os dias desta semana são destinados a homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na educação e na prevenção de doenças.

Atualmente, há mais de 1,3 milhões desses profissionais no país, sendo cerca de 16 mil em Mato Grosso. Além das merecidas homenagens, a semana é marcada por encontros, eventos de aprimoramento, geralmente conduzidos pela Associação Brasileira de Enfermagem – entidade responsável, justamente, por promover capacitação e por refletir a profissão.

Este ano, em Cuiabá, a Semana Brasileira de Enfermagem está sendo realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, entre os dias 11 e 13 de maior, com o apoio do COREN e de outras instituições que entendem a importância da Enfermagem para a sociedade.

Os dias escolhidos para comemorar a Semana de Enfermagem (12 e 20 de maio) não são aleatórios. Doze de maio foi escolhido como o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência à data de nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.

Vinte de maio foi instituído pelo COFEN como o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, pois essa foi a data em que morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

A Enfermagem

Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar a cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do Estado. Por esses motivos, a profissão é ciência, é técnica e em função da atuação dos conselhos, exige-se que seja desempenhada com ética. Estudiosos entendem a Enfermagem, ainda, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir, acalentar, acompanhar.

A classe já conta com mais de 1,3 milhões de profissionais em todo o país, divididos em atendentes e parteiras (nível elementar), auxiliares de enfermagem (nível médio), técnico de enfermagem (nível técnico) e enfermeiro (nível superior), de acordo com a complexidade das ações.

A enfermagem é a responsável pelo bem-estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família.

 


Fonte: Coren/MT



  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117
0
Gostariamos de saber sua opinião, por favor comentex
()
x