17/03/2014

Passeata em São Paulo exigiu aprovação das 30 Horas Semanais

O Coren/MT representou a Enfermagem mato-grossense no ato "Enfermagem - Vem pra Rua", em São Paulo
Comitva do Coren/MT estava entre as centenas de manifestantes

Comitva do Coren/MT estava entre as centenas de manifestantes

DSC07180Centenas de manifestantes, entre profissionais de enfermagem, estudantes, representantes da profissão e da sociedade civil organizada, ocuparam a Avenida Paulista (São Paulo – SP), na última sexta-feira (14/03), para exigir a aprovação do Projeto de Lei 2.295/00, que fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho da Enfermagem. O ato recebeu o nome de “Enfermagem – Vem pra Rua” e, diferentemente dos outros anos em que havia protestos em Brasília, buscou mobilizar o Estado com maior número de trabalhadores do Cuidar do país.

Para acompanhar este importante momento político da categoria e representar a Enfermagem mato-grossense no ato, o Coren/MT enviou uma comitiva formada pelo presidente do órgão, Eleonor Raimundo da Silva, os conselheiros efetivos Leocarlos Cartaxo Moreira e Celso Monteiro de Aguiar e a enfermeira-fiscal Edilanne Tomaselli Eubank, munida de banners com gritos de ordem.

DSC07132A concentração do ato foi marcada para as 14 horas, no vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp), para saída em passeata às 17 horas. Enquanto as comitivas e os manifestantes de todo país chegavam, representantes de diversas entidades manifestavam, pelo carro de som, o quão necessário é estipular uma jornada de trabalho mais digna para o profissional de enfermagem.

O exercício do Cuidar é exaustivo por sua complexidade técnica, mas, especialmente, por lidar com a dor do outro, gerando desgaste emocional e psicológico. Torna-se necessária, portanto, uma carga horária menor de trabalho e maior intervalo de descanso, para reduzir o dano ao trabalhador.

Bem perto das 17 horas caiu forte chuva, mas que não desanimou os manifestantes. Logo ao final dela, o movimento tomou duas das quatro faixas da avenida paulista e seguiu até a Praça Roosevelt.

Comandados por dois carros de som e munidos de apitos, faixas, cartazes e camisetas do evento, os manifestantes bradavam “30 Horas Já”.

DSC07164O presidente do Coren/MT, ao assumir o microfone, lembrou que, tendo em vista que a Enfermagem está presente em todo o processo de prevenção da doença e restabelecimento da saúde, um trabalhador mais descansado garantirá, diretamente, mais qualidade ao serviço prestado.

O Projeto de Lei 2.295, de 2000, já foi debatido, alterado e apreciado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e aguarda, apenas, entrar na pauta de votação da Câmara. A luta agora é incluir o PL na pauta, pressionar pela aprovação na Casa de Leis e exigir da presidente Dilma Rousseff a sanção da lei. A tramitação do referido projeto está disponível aqui.

Confira aqui a galeria de fotos com os principais momentos do ato.




  • Transparência
  • Ouvidoria
  • logocofen
Open chat
Setor Financeiro