21/09/2012

Pesquisa Perfil da Enfermagem: MT tem maior índice de questionários respondidos

A coordenação geral da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil divulgou recentemente o 2º ranking de envio por profissionais de enfermagem d ...

marca_pesquisaA coordenação geral da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil divulgou recentemente o 2º ranking de envio por profissionais de enfermagem de questionários respondidos e Mato Grosso figura em primeiro lugar, com 14,2% dos 1.236 formulários, o correspondente 175.

O coordenador estadual da pesquisa, o tesoureiro do Coren/MT, Leocarlos Cartaxo, comemora a posição e atribui essa conquista à dedicação da equipe de Mato Grosso – especialmente os colaboradores do Coren – e da coordenação regional do Centro Oeste – Nilene Duarte e Lissandra de Moraes, além do compromisso e divulgação dos próprios profissionais de enfermagem, com destaque aos enfermeiros responsáveis técnicos, estimulando a participação dos colegas de trabalho.

A coordenadora geral da pesquisa no Brasil, Maria Helena Machado, da ENSP/Fiocruz, elogiou a dedicação de Mato Grosso desejou que tal performance sirva de “estímulo a todos na busca de nosso objetivo maior, que é obter pelo menos 50% dos questionários respondidos”.

Apesar dos motivos de comemoração, é importante lembrar que ainda é necessária maior mobilização por parte de Mato Grosso e todo o envolvimento dos profissionais de enfermagem – seja no preenchimento do questionário, quando sorteado, seja na divulgação da pesquisa.

Isso porque, para Mato Grosso compor a amostra nacional e ter condições de apontar a realidade regional, é preciso ter ao menos 50% dos instrumentos respondidos e devolvidos.

Dos cerca de 19 mil profissionais de enfermagem de Mato Grosso, 1.236 foram sorteados para responder um questionário, enviado a casa de cada um, que traçará o contexto sócio-econômico e político da profissão no Estado e permitirá planejamento de políticas públicas em saúde.

Os sorteados foram divididos por categoria (enfermeiros ou auxiliares e técnicos de enfermagem), por região (capital ou interior), por sexo e por faixa etária. Cada sorteado representará um grande número de profissionais com aquelas características. Por isso, a participação de cada um é de extrema importância.

Os questionários foram enviados com envelope “carta-resposta”, que permite devolução por correio sem custo.

Quem recebeu o instrumento deve devolvê-lo respondido o quanto antes, para que a coordenação tenha um acompanhamento do andamento da pesquisa.

Uma equipe do Coren tem ligado aos sorteados, verificando se o forumlário já foi recebido e, no caso de resposta negativa, proceder re-envio.

Divulgação da pesquisa em evento de Saúde

A equipe de divulgação da pesquisa em Mato Grosso participou do seminário “O SUS que dá certo: Relatos de Experiências Exitosas no Brasil com base na lógica de redes”, nos últimos dias 17 e 18 de setembro, promovido por um dos parceiros da pesquisa, o Observatório de Recursos Humanos.

Na oportunidade, havia cerca de 500 profissionais de saúde e 40 questionários foram aplicados a profissionais de enfermagem presente. Os membros do pesquisa deram esclarecimentos, expuseram banners, distribuiram panfletos, cartazes, adesivos e praguinhas, além de incentivar que os sorteados respondam os questionários.

 


Fonte: Coren/MT



  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117