12/12/2019

PICs têm destaque no Congresso sobre uso Racional de Medicamentos

Práticas Integrativas e Complementares atuam na promoção da Saúde e combate à medicalização excessiva

O VII Congresso Brasileiro sobre o uso racional de medicamentos, do Ministério da Saúde, abriu um espaço especial dedicado a oferta de Práticas Integrativas e Complementares (PICs). O evento, realizado de terça a quinta-feira (10 a 12/12), em Brasília, teve participação do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que organizou a oferta das práticas, já disponíveis no Sistema Único de Saúde.

Com o tema “Desafios e perspectivas para o uso racional de medicamentos na prática interprofissional”, o congresso subsidia a elaboração de diretrizes e estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos.

“O uso racional de medicamentos não é só uma questão da farmacologia; toda equipe multiprofissional tem que conhecer, sobretudo os profissionais de Enfermagem, que estão na linha de frente de atendimento”, afirmou Carmen Lupi, representante do Cofen na Comissão Organizadora. A enfermeira Eloíza Correia representou o Cofen na mesa “Desafio Global de Segurança do Paciente: cuidado em saúde e utilização de medicamentos”.

A conselheira Maria Luísa Almeida e Rosangela Schneider organizaram o espaço de cuidados, juntamente com a Comissão de Práticas Integrativa do Cofen. “Achei muito pertinente e estratégico a inserção desta atividade dentro de um congresso que tem como tema a medicalização, uma vez que um dos propósitos das práticas integrativas é a desmedicalização da vida”, afirmou Maria Luísa, que destacou o empenho da comissão, representada pelas enfermeiras Ana Cristina Sá e Claudia Ferreira.

Base Legal – As terapias integrativas e complementares, que utilizam técnicas milenares para promoção da Saúde, tratamento e reabilitação, têm respaldo nas Portarias MS 971/2006, que instituiu a PNPIC, e nas portarias 849/2017 e 702/2018, que ampliam o escopo de práticas. A Resolução Cofen 581/2018 reconhece doze práticas integrativas entre as especialidades dos enfermeiros.

Fonte: Cofen




  • logocofen
  • BannerLateralAnjosEnfermagem-207x117
  • Munean
  • e-dimensionamento-207x117

Profissionais de saúde que realizam procedimentos geradores de aerossóis como, por exemplo: intubação ou aspiração traqueal, ventilação mecânica invasiva e não invasiva, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, coletas de amostras nasotraqueais, DEVEM utilizar a MÁSCARA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA (RESPIRADOR PARTICULADO – N95 OU EQUIVALENTE) e GORRO OU TOUCA, juntamente com óculos ou protetor facial, avental ou capote e luvas.